Telefone Anatel: SAC, NÚMERO, RECLAME, OUVIDORIA

Todas as maneiras de se comunicar com a Agência Nacional de Telecomunicações!

Precisando do número de telefone da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para registar alguma reclamação sobre sua operadora de telefone, TV ou internet, ou então para buscar algum tipo de informação? Nos tópicos desse artigo você verá qual é o contato para falar com a agência reguladora, e também outras maneiras de buscar suporte.

Além disso, também foram listados contatos que a Anatel não disponibiliza e outras informações que podem ser úteis para sua necessidade.

A seguir você verá:

  1. Telefone e WhatsApp Anatel
  2. Atendimento pelo site Anatel
  3. Atendimento pelo app Anatel Consumidor
  4. Atendimento presencial da Anatel
  5. Central de ajuda Anatel
  6. Redes sociais Anatel
  7. Ouvidoria Anatel
  8. Contatos da Anatel
  9. Reclamações sobre a Anatel

Diferentemente do número de telefone do Procon, que muda em determinadas regiões, o número da Anatel é único para todo o Brasil!

1. Qual é o número de telefone da Anatel?

O número de telefone da Anatel é 1331. Ele está disponível para receber chamadas de todos as regiões do Brasil de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

Ao ligar no SAC da Anatel inicialmente você terá disponível às opções:

  • Digite 1: se você tem algum problema com sua prestadora e deseja fazer uma reclamação
  • Digite 2: se você está em busca informação sobre regulamentação ou outros serviços

Se o seu objetivo é registrar uma reclamação, será necessário apresentar o protocolo de atendimento que você recebeu da ouvidoria da empresa que você é cliente: Claro, Tim, Vivo, Algar, Oi ou Sky.

Caso ainda não tenha entrado em contado com sua prestadora de telefonia, internet ou TV para registrar sua solicitação, acesse nossos artigos para ver quais são todas as formas de atendimento que elas disponibilizam:

Existe também algum número 0800 da Anatel?

Não, a Anatel não possui nenhum número de telefone 0800 voltado ao atendimento ao consumidor brasileiro ou a qualquer outro tipo de assunto, prestando suporte apenas através do contato 1331.

A agência reguladora já prestou suporte pelo número 0800-33-2001, mas ele foi desativado.

E WhatsApp, a Anatel tem?

Não, também não há nenhum número de WhatsApp oficial da Anatel.

Caso receba mensagens no aplicativo de pessoas se passando por funcionários da equipe da agência reguladora, bloqueie o contato sem passar nenhum tipo de dado pessoal, pois pode ser uma tentativa de golpe.

2. Suporte da Anatel pela internet

Uma das formas mais práticas de registrar uma reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações é através do “Anatel Consumidor”, que é uma parte do site da agência reguladora voltada ao atendimento dos usuários de serviços de telecomunicação.

Para registrar uma queixa online, acesse a página apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor e faça login na sua conta na plataforma.

Se você ainda não tem uma conta, clique em “Cadastre-se” e preencha os campos com os dados solicitados: CPF ou CNPJ, dia do nascimento (ou outro dado pessoal solicitado), CEP, e-mail, confirmação de e-mail, celular, telefone fixo (opcional), senha e confirmação de senha.

Por fim, concorde com os termos de uso, clique no botão “Registrar” e faça login no Anatel Consumidor.

Passo a passo para reclamar no portal Anatel Consumidor:

  1. Já logado na plataforma, clique em “Registrar solicitação”
  2. Clique na opção “Registrar reclamação”
  3. Selecione a empresa que você precisa reclamar
  4. Selecione o serviço, o assunto e o tipo de problema
  5. Clique em “Continuar” e escreva a mensagem explicando seu problema
  6. Preencha os campos com as informações necessárias: protocolo de atendimento registrado na operadora, CPF do assinante, nome do assinante, estado e cidade
  7. Caso ache necessário, anexe algum arquivo que ajuda a explicar melhor o problema
  8. Por fim, clique em “Finalizar solicitação” para que sua reclamação seja enviada

Após registrar a reclamação, aguarde 10 dias para que a operadora retorne com alguma solução para sua demanda (você pode acompanhar em “Minhas solicitações” no Anatel Consumidor).

Se a solução apresentada pela operadora for satisfatória, basta selecionar “Sim” na parte que pergunta se a solicitação foi resolvida. Caso a solução não seja satisfatória, clique em “Reabrir solicitação” dentro de até 10 dias após a resposta da empresa e relate o motivo de sua insatisfação.

Existe algum contato de e-mail para falar com a Anatel?

Não, a Anatel não conta com nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento. Para registrar alguma queixa pela internet, uso o site da agência reguladora seguindo os passos acima.

E suporte via chat, a Anatel oferece?

Também não há nenhuma forma de falar com a equipe de atendimento da Anatel através de chat em tempo real, pois a agência não conta com essa forma de suporte.

3. Atendimento da Anatel pelo aplicativo

Também é possível buscar atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações através do aplicativo “Anatel Consumidor”, que está disponível tanto para Android (CLIQUE AQUI para baixar na Play Store) quanto para iOS (CLIQUE AQUI para baixar na App Store).

Para registrar uma reclamação pelo aplicativo Anatel Consumidor, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo e faça login na sua conta
  2. Caso ainda não tenha uma, clique em “Cadastrar” e faça seu cadastro preenchendo os campos com os dados solicitados
  3. Após se cadastrar, logue sua conta no aplicativo
  4. Encontre a opção “Registrar solicitação” e clique nela
  5. Escolha entre reclamação, informação ou sugestão
  6. Caso seu objetivo seja reclamar, clique na opção e informe os dados solicitados
  7. Após enviar sua queixa, aguarde até que a central da empresa que você reclamou analise e retorne com alguma solução para o problema relatado

4. Atendimento presencial da Anatel

Caso você seja de uma capital brasileira, também é possível buscar atendimento presencial da Anatel para fazer alguma solicitação nas chamadas “Salas do Cidadão”.

Há 27 Salas do Cidadão espalhadas pelo Brasil. Para saber o endereço, o horário de funcionamento, o que é necessário para conseguir atendimento, entre outras informações, CLIQUE AQUI.

5. Central de ajuda da Anatel

Se você tem alguma dúvida básica relacionada à Anatel, pode ser que você encontre a resposta para ela na central de ajuda. Para acessá-la, CLIQUE NESTE LINK.

Na página de suporte da Anatel você encontrará informações sobre:

  • Lei de acesso à informação
  • Andamento de processos
  • Participação social
  • Sobre a agência reguladora
  • Concurso público
  • Lei de Proteção de Dados Pessoais
  • Consumidor (leva até uma página com as principais dúvidas dos consumidores)

Há também uma página com as principais dúvidas dos consumidores, ela fica disponível no link www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/perguntas-frequentes, e conta com perguntas e respostas sobre:

  • Direitos do Consumidor – RGC
  • Telefonia móvel
  • Telefone fixa
  • Banda larga
  • TV por assinatura
  • Questões diversas
  • Atendimento via internet
  • Acessibilidade
  • Celular Legal
  • Prestadores de Pequeno Porte
  • Reforçadores de Sinal de Celular

Cada uma dessas categorias principais possui diversas informações sobre um tema específico, então é provável que você encontre algum útil para sua dúvida.

6. Redes sociais da Anatel

Embora não seja algo tão comum, às vezes a equipe responsável por administrar as redes sociais da Anatel respondem algumas solicitações dos consumidores brasileiros, seja através dos comentários nas postagens ou mensagens inbox.

Além disso, os perfis da agência reguladores no Facebook, Twitter e Instagram são bons canais para que você fique por dentro das novidades, direitos, segurança na internet, etc.

Os canais sociais oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações são:

7. Ouvidoria da Anatel

A Ouvidoria da Anatel presta atendimento através do Fala.BR, que é o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal. Para acessar a página em questão, CLIQUE AQUI.

Na página da Ouvidoria da agência reguladora você terá disponível algumas opções, entre elas: denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão.

Escolha uma das 5 opções – a que mais se enquadrar no tipo de necessidade que você tem no momento, clique nela e siga os passos do portal para registar sua demanda.

Quando acionar a Ouvidoria da Anatel?

A ouvidoria da Anatel não é responsável por tratar de assuntos relacionados às empresas de telecomunicações. Sendo assim, você só deve usar o canal para registrar alguma manifestação relacionada aos serviços prestados pela agência reguladora.

O objetivo do canal de ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações é aperfeiçoar os serviços prestados através das críticas e sugestões da população.

8. Contatos da Anatel

Confira a seguir um resumo com os principais contatos da Anatel para que você busque suporte relacionado a algum serviço de telecomunicação, formas de atendimento que a agência não possui e também outras informações úteis.

Fale com a Anatel Contato
Telefone Anatel (SAC) 1331
0800 Anatel Não possui
Atendimento pelo site CLIQUE AQUI
Registrar reclamação pelo Anatel Consumidor Pelo aplicativo
Atendimento presencial CLIQUE AQUI
WhatsApp Não possui
Email de atendimento Não possui
Chat Não possui
Central de ajuda sobre a agência reguladora CLIQUE AQUI
Central de ajuda ao consumidor CLIQUE AQUI
Ouvidoria CLIQUE AQUI

Ficou em dúvida sobre algum dos conteúdos da tabela acima? Leia o tópico específico do artigo e encontrará informações mais detalhadas.

9. Reclamações sobre a Anatel

A Anatel conta com algumas centenas de reclamações no Reclame Aqui, porém, não responde nenhuma das solicitações na plataforma.

A Agência Nacional de Telecomunicações segue o mesmo padrão de atendimento do Ministério do Trabalho, da central de atendimento Caixa, do atendimento do Ministério da Cidadania e do atendimento prestado pela grande maioria das agências, órgãos ou empresas governamentais, que costumam responder apenas nos próprios canais.

Apesar dos exemplos acima, há também algumas exceções: O SAC dos Correios e o SAC do Banco do Brasil são algumas delas, pois as duas empresas respondem no Reclame Aqui e também no Consumidor.gov.br.

Quais são as principais reclamações sobre a Anatel?

As principais reclamações sobre a Anatel são relacionadas a problemas no site ou no app, dificuldade para registrar reclamações sobre empresas de telecomunicação, falta de atitudes da agência reguladora em relação aos problemas relatados, etc.

Um pouco mais sobre a Anatel

Logo da Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a primeira agência reguladora instalada no Brasil. Ela foi criada pela Lei 9.472, de 16 de julho de 1997.

Quais as funções da Anatel?

Entre as competências da Anatel estão a implementação da política nacional de telecomunicações, a regulação e a fiscalização do setor de telefonia fixa e móvel.

Além disso, o órgão busca intermediar conflitos entre operadoras e consumidores, garantir o acesso da população aos serviços de telecom, incentivar a expansão das redes, a promoção de competição entre os provedores e a garantia de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.

Os membros do Conselho Diretor da Anatel são escolhidos pelo presidente da república, depois de aprovados pelo Senado Federal.

Outros contatos importantes:

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