Precisando do telefone do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para acompanhar sua solicitaĂ§Ă£o ou solicitar algum benefĂcio, agendar perĂcia mĂ©dica, tirar dĂºvidas, ou por qualquer outro motivo?
Veja nos tĂ³picos a seguir esta e outras informações de como buscar suporte sobre a PrevidĂªncia Social.
A seguir vocĂª verĂ¡:
- Telefone INSS
- WhatsApp INSS
- E-mail INSS
- Chat INSS
- Central de ajuda INSS
- Ouvidoria INSS
- Contatos INSS
- Reclamações sobre o INSS
Embora existam poucas opções de suporte, Ă© provĂ¡vel que vocĂª encontre o que precisa usando alguma delas!
1. Qual Ă© o telefone do INSS para agendamento?
O telefone do INSS Ă© 135. Ele estĂ¡ disponĂvel para receber chamadas de qualquer lugar do Brasil, de segunda a sĂ¡bado, das 07h Ă s 22h.
Ao ligar no SAC do INSS serĂ¡ solicitado inicialmente o nĂºmero do seu CPF ou do CPF do detentor de quem estĂ¡ em busca do benefĂcio.
Tenha em mĂ£os tambĂ©m o nĂºmero de inscriĂ§Ă£o na PrevidĂªncia Social (caso jĂ¡ seja inscrito), o nĂºmero do NIS/PIS (caso seja empregado com carteira assinada), o NIT (caso seja um contribuinte individual), e o CNPJ ou CPF do empregador.
No SAC da PrevidĂªncia Social vocĂª poderĂ¡:
- Tirar dĂºvidas sobre a PrevidĂªncia Social
- Fazer solicitações, reclamações ou denĂºncias
- Fazer a inscriĂ§Ă£o no INSS
- Verificar a data de pagamento do benefĂcio
- Agendar avaliaĂ§Ă£o
- Buscar informações sobre perĂcia mĂ©dica
- Acompanhar o andamento da solicitaĂ§Ă£o
Esses sĂ£o apenas alguns dos tĂ³picos que podem ser tratados quando se liga no 135.
Existe tambĂ©m algum nĂºmero de telefone 0800 do INSS?
NĂ£o, o INSS nĂ£o disponibiliza nenhum contato 0800, prestando atendimento apenas no telefone 135.
2. E WhatsApp, o INSS tem?
NĂ£o, tambĂ©m nĂ£o hĂ¡ nenhum nĂºmero oficial de WhatsApp do INSS para atendimento ou qualquer outro tipo de assunto.
Caso receba mensagens de pessoas se passando pela equipe do seguro social, nĂ£o passe nenhuma informaĂ§Ă£o pessoal, bloqueie o contato e denuncie no SAC.
3. O INSS possui algum e-mail de atendimento?
NĂ£o, o INSS nĂ£o conta com nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento do pĂºblico comum.
E-mail para imprensa: hĂ¡ um contato de e-mail geral voltado a imprensa, [email protected] e tambĂ©m um contato de e-mail para cada um dos estados brasileiros.
Para ver quais sĂ£o, CLIQUE AQUI.
4. Como acessar o chat do INSS
Uma das opções mais prĂ¡ticas para tirar dĂºvidas relacionadas ao INSS Ă© atravĂ©s do chat, que fica disponĂvel no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS.
Para abrir o chat, basta clicar no Ăcone que fica no canto inferior direito.
É possĂvel conseguir atendimento humano – dependendo do que vocĂª estĂ¡ procurando – de segunda a sexta-feira, das 08h Ă s 16h30, exceto nos feriados.
JĂ¡ o atendimento via assistente virtual estĂ¡ disponĂvel 24 horas, 7 dias por semana.
No chat vocĂª terĂ¡ acesso aos tĂ³picos principais:
- BenefĂcios e serviços
- PerĂcia mĂ©dica
- Agendar avaliaĂ§Ă£o social e perĂcia mĂ©dica para BPC/LOAS
- Extratos, certidões e declarações
- Meu cadastro
- Cumprir exigĂªncia/incluir documento
- Atendimento nas agĂªncias
- Senha do Meu INSS
- Atendimento para advogados
Como acessar o chat do INSS pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo Meu INSS para Android (CLIQUE AQUI para baixar) ou para iOS (CLIQUE AQUI para baixar)
- Abra o aplicativo e clique no Ăcone de que fica na parte inferior direita
- Digite seu nome e seu CPF e clique em “Entrar”
- Selecione a opĂ§Ă£o principal que melhor se enquadra no que vocĂª precisa
- VĂ¡ selecionando as opções que melhor podem responder sua(s) dĂºvida(s)
Dependendo da sua demanda Ă© possĂvel conseguir atendimento humano das 08h Ă s 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados
Para outros tipos de informações, cadastre-se no Meu INSS seguindo os passos do portal ou do aplicativo.
Se vocĂª jĂ¡ tem uma conta, basta acessĂ¡-la.
5. Central de ajuda do INSS
Se vocĂª tem alguma bĂ¡sica sobre o INSS, pode ser que encontre a resposta para ela na pĂ¡gina de perguntas frequentes.
Para acessĂ¡-la, CLIQUE AQUI.
Na pĂ¡gina de suporte do INSS vocĂª encontrarĂ¡:
- O que Ă© e para que serve a PrevidĂªncia
- BenefĂcios da PrevidĂªncia Social
- Requisitos para se inscrever
- Diferentes categorias (contribuinte individual, seguro facultativo, empregado doméstico e segurado especial)
- Diferentes tipos de aposentadoria (especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuiĂ§Ă£o)
- Diferentes tipos de auxĂlio (auxĂlio-acidente, auxĂlio-doença e auxĂlio-reclusĂ£o)
- PensĂ£o por morte
- SalĂ¡rio-famĂlia
- SalĂ¡rio-maternidade
- BenefĂcio de PrestaĂ§Ă£o Continuada da AssistĂªncia Social (BPC-LOAS)
6. Qual Ă© o contato de ouvidoria do INSS?
A Ouvidoria do INSS estĂ¡ disponĂvel no nĂºmero 135, que tambĂ©m Ă© o contato de SAC geral.
Ele atende de segunda a sĂ¡bado, das 07h Ă s 22h.
TambĂ©m Ă© possĂvel registrar uma manifestaĂ§Ă£o na ouvidoria atravĂ©s de um canal online.
CLIQUE AQUI para ter acesso a ele.
Na pĂ¡gina em questĂ£o, preencha os campos com as informações solicitadas.
Antes de acionar a ouvidoria do INSS:
- Entre em contato com o SAC e anote o protocolo de atendimento
- Aguarde o prazo para anĂ¡lise e resposta de sua solicitaĂ§Ă£o
Quando acionar a ouvidoria do INSS?
VocĂª deve acionar a ouvidoria do INSS apĂ³s tentar resolver algum problema ou reclamaĂ§Ă£o falando com a equipe de atendimento convencional e nĂ£o conseguir soluções ou respostas que considere justas.
Caso nem mesmo o canal de ouvidoria consiga solucionar sua situaĂ§Ă£o, Ă© indicado que vocĂª busque ajuda de um advogado para saber quais medidas tomar.
7. Contatos do INSS
Confira uma tabela com o resumo dos contatos oficiais do INSS, contatos que a PrevidĂªncia Social nĂ£o possui, canais de informaĂ§Ă£o, etc.
Se ficar em dĂºvida sobre algum dos conteĂºdos abaixo, leia o tĂ³pico especĂfico do artigo e encontrarĂ¡ mais detalhes.
Fale com o INSS | Contato |
---|---|
Telefone INSS (SAC) | 135 |
INSS telefone 0800 | NĂ£o possui |
WhatsApp INSS | NĂ£o possui |
Chat | No site Meu INSS ou no aplicativo |
E-mail de atendimento | NĂ£o possui |
E-mail geral para imprensa | [email protected] |
Outros contatos de e-mail para a imprensa | CLIQUE AQUI |
Chat | No site Meu INSS ou no aplicativo |
Central de ajuda | CLIQUE AQUI |
Ouvidoria online | CLIQUE AQUI |
Ouvidoria INSS | 135 |
8. Reclamações sobre o INSS
HĂ¡ milhares de reclamações sobre o INSS espalhadas pela internet.
Grande parte delas podem ser encontradas no Reclame Aqui.
PorĂ©m, semelhante a outros Ă³rgĂ£os, empresas e agĂªncias pĂºblicas, o INSS nĂ£o responde em plataformas externas, seguindo os mesmos passos do SAC da Caixa EconĂ´mica Federal e da central do MinistĂ©rio do Trabalho, que tambĂ©m sĂ³ respondem nos prĂ³prios canais.
Embora a maioria nĂ£o responda em plataformas externas, hĂ¡ tambĂ©m algumas poucas exceções: a central do Banco do Brasil e a central dos Correios sĂ£o alguns dos exemplos, pois buscam responder grande parte das queixas no Reclame Aqui e tambĂ©m no Consumidor.gov.br.
Quais sĂ£o as principais reclamações sobre o INSS?
As principais e mais recorrentes reclamações sobre o INSS sĂ£o relacionadas a mau atendimento, demora para anĂ¡lise ou liberaĂ§Ă£o do benefĂcio, problemas com o aplicativo ou com o site, demora e dificuldade para o agendamento da perĂcia, falta de retorno para saber o andamento da anĂ¡lise de liberaĂ§Ă£o de algum benefĂcio e problemas com divergĂªncias de dados.
HĂ¡ ainda diversos outros tipos de problemas relatados, porĂ©m, os citados acima sĂ£o os mais frequentes e comuns.
Mais sobre o INSS
O INSS Ă© responsĂ¡vel pelo pagamento de aposentadorias, salĂ¡rio-maternidade, pensĂ£o por morte, auxĂlio-doença, auxĂlio-acidente, auxĂlio-reclusĂ£o e outros benefĂcios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefĂcios segundo o previsto pela lei.
O INSS trabalha junto Ă Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da PrevidĂªncia.
O que significa INSS?
INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social.
BenefĂcios da PrevidĂªncia Social
Os benefĂcios da PrevidĂªncia Social sĂ£o: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez; Aposentadoria por tempo de contribuiĂ§Ă£o; Aposentadoria especial; AuxĂlio-doença; AuxĂlio-acidente; AuxĂlio-reclusĂ£o; PensĂ£o por morte; PensĂ£o especial (SĂndrome da Talidomida); SalĂ¡rio-maternidade; e
SalĂ¡rio-famĂlia.
Outros telefones Ăºteis: