Telefone INSS, NĂºmero, 0800

Todas as formas de se informar sobre o INSS!

Precisando do telefone do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para acompanhar sua solicitaĂ§Ă£o ou solicitar algum benefĂ­cio, agendar perĂ­cia mĂ©dica, tirar dĂºvidas, ou por qualquer outro motivo?

Veja nos tĂ³picos a seguir esta e outras informações de como buscar suporte sobre a PrevidĂªncia Social.

A seguir vocĂª verĂ¡:

  1. Telefone INSS
  2. WhatsApp INSS
  3. E-mail INSS
  4. Chat INSS
  5. Central de ajuda INSS
  6. Ouvidoria INSS
  7. Contatos INSS
  8. Reclamações sobre o INSS

Embora existam poucas opções de suporte, Ă© provĂ¡vel que vocĂª encontre o que precisa usando alguma delas!

1. Qual Ă© o telefone do INSS para agendamento?

O telefone do INSS Ă© 135. Ele estĂ¡ disponĂ­vel para receber chamadas de qualquer lugar do Brasil, de segunda a sĂ¡bado, das 07h Ă s 22h.

Ao ligar no SAC do INSS serĂ¡ solicitado inicialmente o nĂºmero do seu CPF ou do CPF do detentor de quem estĂ¡ em busca do benefĂ­cio.

Tenha em mĂ£os tambĂ©m o nĂºmero de inscriĂ§Ă£o na PrevidĂªncia Social (caso jĂ¡ seja inscrito), o nĂºmero do NIS/PIS (caso seja empregado com carteira assinada), o NIT (caso seja um contribuinte individual), e o CNPJ ou CPF do empregador.

No SAC da PrevidĂªncia Social vocĂª poderĂ¡:

  • Tirar dĂºvidas sobre a PrevidĂªncia Social
  • Fazer solicitações, reclamações ou denĂºncias
  • Fazer a inscriĂ§Ă£o no INSS
  • Verificar a data de pagamento do benefĂ­cio
  • Agendar avaliaĂ§Ă£o
  • Buscar informações sobre perĂ­cia mĂ©dica
  • Acompanhar o andamento da solicitaĂ§Ă£o

Esses sĂ£o apenas alguns dos tĂ³picos que podem ser tratados quando se liga no 135.

Existe tambĂ©m algum nĂºmero de telefone 0800 do INSS?

NĂ£o, o INSS nĂ£o disponibiliza nenhum contato 0800, prestando atendimento apenas no telefone 135.

2. E WhatsApp, o INSS tem?

NĂ£o, tambĂ©m nĂ£o hĂ¡ nenhum nĂºmero oficial de WhatsApp do INSS para atendimento ou qualquer outro tipo de assunto.

Caso receba mensagens de pessoas se passando pela equipe do seguro social, nĂ£o passe nenhuma informaĂ§Ă£o pessoal, bloqueie o contato e denuncie no SAC.

3. O INSS possui algum e-mail de atendimento?

NĂ£o, o INSS nĂ£o conta com nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento do pĂºblico comum.

E-mail para imprensa: hĂ¡ um contato de e-mail geral voltado a imprensa, [email protected] e tambĂ©m um contato de e-mail para cada um dos estados brasileiros.

Para ver quais sĂ£o, CLIQUE AQUI.

4. Como acessar o chat do INSS

Uma das opções mais prĂ¡ticas para tirar dĂºvidas relacionadas ao INSS Ă© atravĂ©s do chat, que fica disponĂ­vel no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS.

Para abrir o chat, basta clicar no Ă­cone que fica no canto inferior direito.

É possĂ­vel conseguir atendimento humano – dependendo do que vocĂª estĂ¡ procurando – de segunda a sexta-feira, das 08h Ă s 16h30, exceto nos feriados.

JĂ¡ o atendimento via assistente virtual estĂ¡ disponĂ­vel 24 horas, 7 dias por semana.

No chat vocĂª terĂ¡ acesso aos tĂ³picos principais:

  • BenefĂ­cios e serviços
  • PerĂ­cia mĂ©dica
  • Agendar avaliaĂ§Ă£o social e perĂ­cia mĂ©dica para BPC/LOAS
  • Extratos, certidões e declarações
  • Meu cadastro
  • Cumprir exigĂªncia/incluir documento
  • Atendimento nas agĂªncias
  • Senha do Meu INSS
  • Atendimento para advogados

Como acessar o chat do INSS pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS para Android (CLIQUE AQUI para baixar) ou para iOS (CLIQUE AQUI para baixar)
  2. Abra o aplicativo e clique no Ă­cone de que fica na parte inferior direita
  3. Digite seu nome e seu CPF e clique em “Entrar”
  4. Selecione a opĂ§Ă£o principal que melhor se enquadra no que vocĂª precisa
  5. VĂ¡ selecionando as opções que melhor podem responder sua(s) dĂºvida(s)

Dependendo da sua demanda Ă© possĂ­vel conseguir atendimento humano das 08h Ă s 16h30, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados

Para outros tipos de informações, cadastre-se no Meu INSS seguindo os passos do portal ou do aplicativo.

Se vocĂª jĂ¡ tem uma conta, basta acessĂ¡-la.

5. Central de ajuda do INSS

Se vocĂª tem alguma bĂ¡sica sobre o INSS, pode ser que encontre a resposta para ela na pĂ¡gina de perguntas frequentes.

Para acessĂ¡-la, CLIQUE AQUI.

Na pĂ¡gina de suporte do INSS vocĂª encontrarĂ¡:

  • O que Ă© e para que serve a PrevidĂªncia
  • BenefĂ­cios da PrevidĂªncia Social
  • Requisitos para se inscrever
  • Diferentes categorias (contribuinte individual, seguro facultativo, empregado domĂ©stico e segurado especial)
  • Diferentes tipos de aposentadoria (especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuiĂ§Ă£o)
  • Diferentes tipos de auxĂ­lio (auxĂ­lio-acidente, auxĂ­lio-doença e auxĂ­lio-reclusĂ£o)
  • PensĂ£o por morte
  • SalĂ¡rio-famĂ­lia
  • SalĂ¡rio-maternidade
  • BenefĂ­cio de PrestaĂ§Ă£o Continuada da AssistĂªncia Social (BPC-LOAS)

6. Qual Ă© o contato de ouvidoria do INSS?

A Ouvidoria do INSS estĂ¡ disponĂ­vel no nĂºmero 135, que tambĂ©m Ă© o contato de SAC geral.

Ele atende de segunda a sĂ¡bado, das 07h Ă s 22h.

TambĂ©m Ă© possĂ­vel registrar uma manifestaĂ§Ă£o na ouvidoria atravĂ©s de um canal online.

CLIQUE AQUI para ter acesso a ele.

Na pĂ¡gina em questĂ£o, preencha os campos com as informações solicitadas.

Antes de acionar a ouvidoria do INSS:

  • Entre em contato com o SAC e anote o protocolo de atendimento
  • Aguarde o prazo para anĂ¡lise e resposta de sua solicitaĂ§Ă£o

Quando acionar a ouvidoria do INSS?

VocĂª deve acionar a ouvidoria do INSS apĂ³s tentar resolver algum problema ou reclamaĂ§Ă£o falando com a equipe de atendimento convencional e nĂ£o conseguir soluções ou respostas que considere justas.

Caso nem mesmo o canal de ouvidoria consiga solucionar sua situaĂ§Ă£o, Ă© indicado que vocĂª busque ajuda de um advogado para saber quais medidas tomar.

7. Contatos do INSS

Confira uma tabela com o resumo dos contatos oficiais do INSS, contatos que a PrevidĂªncia Social nĂ£o possui, canais de informaĂ§Ă£o, etc.

Se ficar em dĂºvida sobre algum dos conteĂºdos abaixo, leia o tĂ³pico especĂ­fico do artigo e encontrarĂ¡ mais detalhes.

Fale com o INSS Contato
Telefone INSS (SAC) 135
INSS telefone 0800 NĂ£o possui
WhatsApp INSS NĂ£o possui
Chat No site Meu INSS ou no aplicativo
E-mail de atendimento NĂ£o possui
E-mail geral para imprensa [email protected]
Outros contatos de e-mail para a imprensa CLIQUE AQUI
Chat No site Meu INSS ou no aplicativo
Central de ajuda CLIQUE AQUI
Ouvidoria online CLIQUE AQUI
Ouvidoria INSS 135

8. Reclamações sobre o INSS

HĂ¡ milhares de reclamações sobre o INSS espalhadas pela internet.

Grande parte delas podem ser encontradas no Reclame Aqui.

PorĂ©m, semelhante a outros Ă³rgĂ£os, empresas e agĂªncias pĂºblicas, o INSS nĂ£o responde em plataformas externas, seguindo os mesmos passos do SAC da Caixa EconĂ´mica Federal e da central do MinistĂ©rio do Trabalho, que tambĂ©m sĂ³ respondem nos prĂ³prios canais.

Embora a maioria nĂ£o responda em plataformas externas, hĂ¡ tambĂ©m algumas poucas exceções: a central do Banco do Brasil e a central dos Correios sĂ£o alguns dos exemplos, pois buscam responder grande parte das queixas no Reclame Aqui e tambĂ©m no Consumidor.gov.br.

Quais sĂ£o as principais reclamações sobre o INSS?

As principais e mais recorrentes reclamações sobre o INSS sĂ£o relacionadas a mau atendimento, demora para anĂ¡lise ou liberaĂ§Ă£o do benefĂ­cio, problemas com o aplicativo ou com o site, demora e dificuldade para o agendamento da perĂ­cia, falta de retorno para saber o andamento da anĂ¡lise de liberaĂ§Ă£o de algum benefĂ­cio e problemas com divergĂªncias de dados.

HĂ¡ ainda diversos outros tipos de problemas relatados, porĂ©m, os citados acima sĂ£o os mais frequentes e comuns.

Mais sobre o INSS

Logo do INSS

O INSS Ă© responsĂ¡vel pelo pagamento de aposentadorias, salĂ¡rio-maternidade, pensĂ£o por morte, auxĂ­lio-doença, auxĂ­lio-acidente, auxĂ­lio-reclusĂ£o e outros benefĂ­cios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefĂ­cios segundo o previsto pela lei.

O INSS trabalha junto Ă  Dataprev, empresa de tecnologia que faz o processamento de todos os dados da PrevidĂªncia.

O que significa INSS?

INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social.

BenefĂ­cios da PrevidĂªncia Social

Os benefĂ­cios da PrevidĂªncia Social sĂ£o: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez; Aposentadoria por tempo de contribuiĂ§Ă£o; Aposentadoria especial; AuxĂ­lio-doença; AuxĂ­lio-acidente; AuxĂ­lio-reclusĂ£o; PensĂ£o por morte; PensĂ£o especial (SĂ­ndrome da Talidomida); SalĂ¡rio-maternidade; e
SalĂ¡rio-famĂ­lia.

Outros telefones Ăºteis:

FabĂ­ula Almeida
Mineira, graduou-se em Marketing no ano de 2018. TambĂ©m especializou-se em NeurociĂªncias Aplicadas ao Consumo pela ESPM-SP. JĂ¡ trabalhou em um grande e-commerce como analista de dados voltado para o atendimento ao cliente. Amante da boa escrita desde sempre, FabĂ­ula voltou-se para a redaĂ§Ă£o hĂ¡ alguns anos, decidindo fazer desse hobbie uma profissĂ£o. No site Abri, ela consegue aliar a escrita Ă  possibilidade de ajudar as pessoas a encontrarem soluções junto ao atendimento das empresas.

Relate sua experiĂªncia

Por favor, digite seu relato
Por favor, digite seu nome aqui