Telefone do Bolsa Família, Zap, Número

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o território nacional. Ao todo, mais de 14 milhões de famílias são atendidas pelo programa do governo. Se você precisa saber como falar com atendente do Bolsa Família, veja neste artigo todos os canais disponíveis para o público.

  • Entre os canais de suporte oferecidos estão o telefone Bolsa Família e o formulário e-mail (Fale Conosco);
  • Há ainda opções como a central de ajuda (FAQ);
  • Por fim, outro meio que pode ser eficiente é a ouvidoria.

O programa possui telefone de atendimento, o telefone 121 Bolsa Família, e também atende pelo 0800 Bolsa Família, além de WhatsApp e canais externos como Reclame Aqui.

Veja aqui como entrar em contato com cada método de atendimento e saiba como consultar Bolsa Família pelo telefone.

Leia também outros tipos de suporte não oferecidos pelo Bolsa Família, como o WhatsApp e o chat online.

O índice aqui abaixo lista todos os tópicos que você verá ao longo do artigo:

Este é o telefone do Bolsa Família

O telefone do Bolsa Família é 121. Ele atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, sábados, domingos e feriados nacionais, das 10h às 16h.

Já o atendimento eletrônico via gravação fica disponível 24 horas, todos os dias da semana.

O contato em questão é o telefone do Ministério da Cidadania, e trata de assuntos relacionados ao Bolsa Família e outros programas sociais.

Para conseguir falar com um atendente, siga as instruções da secretária eletrônica selecionando os assuntos de seu interesse e informando o que é solicitado.

Qual é o 0800 do Bolsa Família?

O outro número do Bolsa Família é 0800-726-0207. Ele presta atendimento eletrônico 24 horas, todos os dias da semana.

Já o atendimento humano está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

No 0800 você conseguirá tirar diversas dúvidas e tratar de assuntos relacionados ao benefício, seja através da assistente virtual ou então falando diretamente com um funcionário da central.

*O 0800-726-0207 é também o telefone do INSS, o número de telefone do FGTS e de alguns outros programas e serviços administrados pela Caixa.

Ao ligar no SAC Bolsa Família:

  • Tecle 1: para informações sobre o Bolsa Família
  • Tecle 2: para informações sobre o Auxílio Gás
  • Tecle 3: se quiser informações sobre abono salarial
  • Tecle 4: para falar sobre seguro desemprego
  • Tecle 5: se precisa de ajuda com o Cartão Bolsa Família
  • Tecle 6: para falar sobre FGTS
  • Tecle 7: para falar sobre INSS
  • Tecle 8: para falar sobre Seguro DPVAT
  • Tecle 9: para demais programas sociais ou informações de carácter público e cumprimento de lei de acesso à informação

Ao ligar no 0800 e escolher a opção relacionada ao Bolsa Família:

  • Digite 1: para saber se tem direito ao benefício
  • Digite 2: para acompanhar aprovação do benefício
  • Digite 3: se quiser saber o dia do recebimento
  • Digite 4: para obter informações sobre Cartão Bolsa Família e senha
  • Digite 5: se precisa de informações sobre o acesso ao aplicativo Caixa Tem
  • Digite 6: se precisa de informações sobre o acesso ao aplicativo Bolsa Família
  • Digite 7: para outras informações sobre o benefício

Selecione a opção de seu interesse e continue seguindo os passos da gravação até conseguir a ajuda que precisa.

Há um zap do Bolsa Família?

Não há nenhum número de WhatsApp do Bolsa Família voltado ao suporte ou ao envio de informações.

Como não há nenhum Zap do Bolsa Família voltado a nenhum tipo de tema, fique atento ao:

  • Recebimento de mensagens solicitando dados do seu cartão ou quaisquer tipos de dados pessoais
  • Recebimento de links clicáveis. Caso receba, não clique

Se receber solicitações de pessoas aleatórias se passando por representantes do ministério responsável pelo programa social, bloqueie o(s) contato(s) sem passar nada do que foi solicitado.

Observação: é possível que você se informe sobre o benefício social através do número de WhatsApp da Caixa; ele é +55 0800-104-0104, porém, só serão informações básicas relacionadas ao acesso e uso do aplicativo.

O Bolsa Família também atende por e-mail?

Era oferecido um formulário de atendimento para tratar sobre assuntos do Bolsa Família, mas esta opção encontra-se desativada no momento.

Para obter informações sobre o benefício, utilize um dos canais disponíveis neste artigo.

Existe algum canal de chat do Bolsa Família?

Não, no momento não há a opção de buscar atendimento relacionado ao Bolsa Família via chat online.

O aplicativo do Bolsa Família também pode ser uma opção de suporte

Caso você ainda não tenha o aplicativo do Bolsa Família, saiba que ele está disponível tanto para Android quanto para iOS, e é uma das maneiras mais práticas de você acompanhar o programa.

Passo a passo para acessar se cadastrar no Aplicativo Bolsa Família:

  1. Faça download do aplicativo do Bolsa Família para Android (CLIQUE AQUI para baixar na Play Store) ou para iOS (CLIQUE AQUI para baixar na App Store)
  2. Abra o aplicativo e clique em Acessar/Consultar
  3. Caso você ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastre-se”
  4. Preencha os campos com as informações solicitadas: CPF, nome completo, data de nascimento, endereço de e-mail válido, senha e resolva o CAPTCHA para provar que não é um robô
  5. Acesse o e-mail que você cadastrou e siga as instruções do e-mail [email protected] para confirmar seu cadastro
  6. Abra o aplicativo novamente e faça login na sua conta usando os dados que você cadastrou

No aplicativo você terá acesso ao calendário, benefícios, etc.

A central de ajuda do Bolsa Família (FAQ) contém inúmeras respostas rápidas

A Caixa disponibiliza uma central de ajuda onde perguntas básicas relacionadas ao programa Bolsa Família são respondidas.

Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

Na página do suporte Bolsa Família você encontrará:

  • Quem pode receber o benefício
  • Onde é possível se cadastrar
  • Como saber se foi ou não selecionado para o programa
  • Como conseguir informações sobre o Cartão Bolsa Família
  • Onde efetuar o saque
  • Como sacar o valor do benefício sem o cartão
  • O que fazer se o benefício estiver bloqueado, suspenso ou cancelado
  • Como solicitar 2ª via do Cartão do Bolsa Família
  • Como gerar a senha do cartão
  • Como as famílias saem do programa

Caso nenhuma das informações consiga sanar sua(s) dúvida(s), utilize algum dos canais listados no artigo.

Existe algum contato de ouvidoria do Bolsa Família?

A Ouvidoria do Bolsa Família atende no número 121.

Ela atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Esse é o contato geral da ouvidoria do Ministério da Cidadania, e também trata de assuntos relacionados ao Bolsa Família.

Antes de entrar em contato com a ouvidoria, lembre-se de:

  • Registrar sua manifestação no SAC e anotar os números do protocolo de atendimento
  • Aguardar o prazo para a resolução de sua demanda

Caso não saiba, a ouvidoria é um canal de última instância que visa solucionar demandas que a central convencional não conseguiu.

Resumo de contatos do Bolsa Família

Veja na tabela abaixo quais são os contatos do Bolsa Família para falar com a central, quais são os outros canais de suporte do programa social, formas de atendimento que ele não possui, etc.

Fale com o Bolsa Família Contato
Telefone do Bolsa Família (SAC) 121
0800 do Bolsa Família 0800-726-0207
Zap do Bolsa Família Não possui
Formulário de contato/e-mail CLIQUE AQUI
E-mail direto Não possui
Chat Não possui
Consultar saldo, calendário e outras informações No aplicativo Bolsa Família ou no site da Caixa Econômica Federal
Central de ajuda CLIQUE AQUI
Ouvidoria Bolsa Família 121

Se você ficou em dúvida sobre alguma das informações da tabela, leia novamente o tópico específico do artigo para encontrar mais detalhes.

Reclamações dos clientes do Bolsa Família

Há inúmeras reclamações sobre o Bolsa Família espalhadas pela internet, porém, o ministério responsável pelo benefício social não responde nenhuma delas em canais externos, buscando solucionar as demandas dos cidadãos apenas em canais próprios.

O suporte do ministério responsável pelo programa segue o mesmo padrão da grande maioria dos demais ministérios, empresas e órgãos públicos, buscando resolver todas as demandas no próprio SAC, sem responder em plataformas como o Reclame Aqui e outras do tipo.

Quais são as principais reclamações sobre o Bolsa Família?

As principais e mais recorrentes reclamações sobre o Bolsa Família são relacionadas a dificuldade para se cadastrar no programa, demora na análise para aprovação/liberação do benefício, demora para receber o cartão, cancelamento do benefício sem nenhum aviso ou motivo aparente, dificuldade para falar com alguém da área de atendimento, etc.

Saiba um pouco mais sobre o Bolsa Família

Instituído no governo Lula a partir de 2003, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda direcionado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o Brasil.

Em todo o país, mais de 14 milhões de famílias são atendidas pelo programa.

Quem pode participar do programa Bolsa Família?

Podem participar do programa social famílias onde a renda mensal é de até R$218,00 por pessoa.

Se sua família se encaixa na faixa de renda definida pelo programa, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no seu município.

É necessária a apresentação do documento de identificação.

Auxílio Brasil

Em 2021, o Governo Federal propôs uma alteração do Bolsa Família, criado em 2003, mudando o nome do programa para Auxílio Brasil.

Segundo a Medida Provisória nº 1.061, o auxílio Brasil tem nove modalidades. São elas:

  • Benefício Primeira Infância: para as famílias que possuam em sua composição crianças com idade entre zero e 36 meses incompletos, pago por integrante que se enquadre em tal situação;
  • Benefício Composição Familiar: destinado às famílias que possuam, em sua composição, gestantes ou pessoas com idade entre 3 e 21 anos incompletos, pago por integrante que se enquadre em tais situações;
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: passa a valer se, após computadas as situações anteriores, a renda mensal per capita da família ainda estiver abaixo da linha de extrema pobreza (não deve haver limitação relacionada ao número de integrantes do núcleo familiar);
  • Auxílio Esporte Escolar: para estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos que se destaquem nos Jogos Escolares Brasileiros e já sejam membros de famílias beneficiárias do programa;
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: para estudantes com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas e que sejam beneficiários do programa;
  • Auxílio Criança Cidadã: para o responsável por família com criança de zero a 48 meses incompletos que conseguir fonte de renda, mas sem encontrar vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: aos agricultores familiares inscritos no Cadastro Único;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: destinado a quem estiver na folha de pagamento do auxílio Brasil e comprovar vínculo de emprego formal;
  • Benefício Compensatório de Transição: destinado a famílias que estavam na folha de pagamento do Bolsa Família e perderam parte do valor recebido na mudança para o auxílio Brasil.

Outros contatos relevantes:

Tales Almeida
Mineiro, empreendedor, especialista em redação para web e autodidata, que usa seu tempo livre para conhecer novas técnicas de comunicação para o universo online. Tales trabalha desde os seus 11 anos, sempre procurando evoluir, e acabou encontrando na internet um caminho para tal. No site Abri, ele faz pesquisas constantes sobre a atuação nas empresas quando diz respeito a seus atendimentos e à prestação de seus serviços.

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