Telefone Procon: RECLAMAR, DENÚNCIA, SAC

Todos os contatos do órgão em cada estado do país!

Neste artigo você terá acesso a uma lista com os telefones do Procon de cada estado para fazer denúncia ou reclamação sobre alguma empresa. Além disso, também foram listadas outras formas de buscar atendimento do órgão público, que tem como objetivo auxiliar consumidores que se sintam lesados.

A seguir você verá:

  1. Telefone do Procon
  2. E-mails do Procon
  3. Sites oficiais do Procon
  4. Apps e redes sociais do Procon
  5. Reclamações no Procon

Telefone (SAC), e-mail/formulário, redes sociais, app, etc. Veja diversas formas de buscar atendimento e também de se manter atualizado sobre o Procon de seu estado.

1. Qual é o telefone do Procon?

O SAC do Procon em alguns estados do Brasil é o 151, porém, o órgão não atende em um único número, e o contato pode variar de região para região, fazendo com que você tenha que recorrer a um telefone específico para cada estado.

Veja qual é o telefone do Procon de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Amazonas e, logo abaixo uma tabela com todos os números estaduais.

Qual o telefone do Procon de São Paulo?

O Procon de SP (capital) atende pelo telefone 151, e ele está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, exceto nos feriados.

Qual o telefone do Procon do Rio de Janeiro?

O telefone do Procon do Rio de Janeiro é 151, e ele funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00.

Qual o telefone do Procon de Minas Gerais?

O telefone do Procon de Minas Gerais é (31) 3250-5010, que presta atendimento de 12:00 às 18:00.

Qual o telefone do Procon do Distrito Federal?

O telefone do Procon do Distrito Federal para que você busque informações ou faça denúncias é 151, que atende de segunda a sexta-feira, de 12:00 às 17:00.

Qual o telefone do Procon do Amazonas?

O Procon de Amazonas atende pelos telefones 0800-092-1512 e 3215-4009, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00.

Telefone Procon de todos os estados do Brasil

Veja na tabela abaixo o telefone do Procon de todos os estados do Brasil e, através deles, faça suas reclamações ou tire suas dúvidas.

Antes de entrar em contato com o telefone do Procon é bom estar ciente que:

  • O atendimento telefônico do Procon costuma ser de difícil acesso
  • Em alguns casos, o telefone geral do órgão de seu estado não será o ideal, fazendo com que você tenha que recorrer a algum Procon regional
  • Os contatos telefônicos podem mudar sem aviso prévio (como já aconteceu diversas vezes)
  • Dependendo de seu problema você precisará buscar atendimento presencial

*As informações abaixo foram retiradas diretamente dos sites oficiais do Procon de cada estados e também de outros sites governamentais.

Procon – Estado Telefone
Procon Acre (68) 3213-7000
151
Procon Alagoas 151
Procon Amapá (96) 3312-1022 e 151
Procon Amazonas 0800-092-1512
3215-4009
Procon Bahia (71) 3116-5785
(71) 3116-8520
Procon Ceará 0800-275-8001
Procon Espírito Santo 151
Procon Goiás 151 (Goiânia)
(62) 3201-7124 (outras cidades e regiões)
Procon Maranhão (98) 3261-5100
(98) 3261-5121 ou 151
Procon Mato Grosso (65) 3613-2100
Procon Mato Grosso do Sul 151
Procon Minas Gerais (31) 3250-5010
Procon Pará 151 (regiões metropolitanas)
(91) 3073-2824 (demais regiões)
Procon Paraíba 151 (telefone)
(83) 98618-8330 (WhatsApp)
Procon Paraná 0800-41-1512 (apenas telefones fixos)
(41) 3223-1512 (ligações de fixos e móveis)
Procon Pernambuco 0800-282-1512 (telefone)
(81) 3181-7000 (WhatsApp)
Procon Piauí (86) 3221-5848
(86) 3216-4555
Procon Rio de Janeiro 151
Procon Rio Grande do Norte (84) 3232-9050
(84) 3232-9051
Procon Rio Grande do Sul (51) 3287-6200
(51) 3289-1769 (Porto Alegre)
Procon Rondônia Porto Velho: (69) 3216-1026
Regional de Vilhena: (69) 3322-4941
Regional de Rolim de Moura: (69) 3442-9091
Regional de Ji-Paraná: (69) 3423-8833
Regional de Ariquemes: (69) 3536-1128
Regional de Guajará-Mirim: (69) 3541-2366
Procon Roraima (35) 3224-4261
Procon Santa Catarina 151
(48) 3224-4676
(48) 2107-2900
Procon São Paulo 151
Procon Sergipe (79) 3211-3383
Procon Tocantins 151
Procon Distrito Federal 151

*Caso o seu problema precise ser resolvido em um Procon regional, ligue para o Procon de seu estado e peça informações referentes a telefone, endereço, etc.

2. Atendimento do Procon via E-mail ou formulário

Além dos contatos telefônicos, a maioria dos estados também disponibiliza um e-mail ou um formulário no site oficial para que as pessoas busquem atendimento online e, através deles, você poderá tirar dúvidas variadas ou fazer denúncias. Veja na tabela abaixo quais são os contatos:

3. Sites do Procon

Na tabela a seguir você terá acesso a uma lista com os sites oficiais do Procon de cada estado. Através deles é possível obter diversas informações e também ficar atualizado sobre diversos temas.

Através dos sites do Procon você poderá:

  1. Acessar diversas informações sobre atendimento do Procon
  2. Ver informações sobre direitos do consumidor
  3. Encontrar endereços dos Procons regionais de seu estado
  4. Agendar seu atendimento presencial no Procon de sua região
  5. Ter acesso à ouvidoria do Procon de sua região (caso ele possua) ou então à ouvidoria geral do estado
  6. Ter acesso a informações sobre as empresas com mais reclamações e denúncias

4. Aplicativos e redes sociais do Procon

Outra forma de buscar atendimento ou de obter informações sobre o Procon é através das redes sociais ou então dos aplicativos do órgão de cada estado; veja como usar esses meios.

Redes sociais

É possível ficar por dentro das ações do Procon de sua região nas seguintes redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

  • Para saber se o Procon de seu estado possui Facebook, basta buscar por: Facebook + Procon + nome do estado
  • Para saber se o Procon de seu estado possui Twitter, pesquise: Twitter + Procon + nome do estado
  • Para saber se o Procon de seu estado possui Instagram basta buscar por: Instagram + Procon + nome do estado

Ao achar o Procon de seu estado, você poderá tentar enviar mensagens inbox (não é certeza que receberá alguma resposta) e também acompanhar as atualizações do órgão público.

Aplicativo

Muitos Procons também tem seu próprio aplicativo, tanto para Android quanto para iOS e, através de alguns deles, é possível fazer denúncias, ficar atualizado sobre seus direitos e também sobre as ações do órgão com as empresas que não estão cumprindo as demandas dos consumidores, etc.

Veja como encontrar o aplicativo do Procon de seu estado:

  • Para Android: entre no Google Play e busque Procon + nome ou sigla de seu estado
  • Para iOS: entre na App Store e busque Procon + nome ou sigla de seu estado

Infelizmente, nem todos os estados têm Apps do Procon e, mesmo os que estão disponíveis não costumam ser tão funcionais, porém, ainda assim é uma alternativa para buscar atendimento e informações úteis.

5. Reclamações no Procon

Embora seja um órgão público voltado a auxiliar os consumidores, o Procon, de forma geral, também passa por inúmeros problemas. Veja quais são as principais reclamações sobre ele e também como denunciar alguma empresa que esteja te lesando.

Quais são as principais reclamações sobre o Procon?

De modo geral, a maioria das reclamações sobre o Procon de todos os estados do Brasil são referentes a dificuldade de se conseguir atendimento, que como já mencionado no artigo, é de difícil acesso.

Como fazer uma reclamação no Procon?

Comprou algo, contratou algum serviço ou fechou algum negócio com alguma empresa e se sentiu lesado? Siga as seguintes instruções para buscar seus direitos através do Procon.

Antes de entrar em contato com o Procon busque o atendimento da empresa com quem você negociou. Caso sua situação não seja resolvida de forma amigável, busque atendimento das seguintes formas:

  • Use o portal www.consumidor.gov.br para reclamar. Basta criar uma conta nele, buscar o nome da empresa, entrar no perfil dela e depois relatar o que está acontecendo seguindo os passos do portal
  • Ligue para o número do Procon de seu estado (caso seja necessário, peça informações sobre o telefone ou o endereço do Procon mais próximo de sua região)
  • Faça uma denúncia através do e-mail/site/formulário ou então do App do Procon de sua região
  • Agende uma visita ao Procon de sua Região para atendimento presencial

Ao entrar em contato com o Procon algum funcionário da central de atendimento analisará sua denúncia.

Um pouco mais sobre o Procon

Logo do Procon

O Procon é um órgão público que dá direito ao consumidor, após qualquer aquisição de produto ou contratação de serviço, a reclamar caso enfrente problemas nesta aquisição.

O que significa Procon?

O termo Procon significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

Criação do Procon

Em 1976, foi criado o primeiro órgão público de proteção ao consumidor pelo Governo do Estado de São Paulo que recebeu o nome de Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, mais conhecido como PROCON.

Código de Defesa do Consumidor

No início dos anos 90 foi sancionada a Lei 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, que também criou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

O Código de Defesa do Consumidor foi um grande marco na evolução da defesa do consumidor no Brasil, sendo uma lei de ordem pública e de interesse social com inúmeras inovações inclusive de ordem processual.

Contatos de empresas públicas que podem ser úteis para você: