Telefone FGTS: SAC, 0800, WHATSAPP, OUVIDORIA

Todas os canais de contatos!

O número de telefone do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) atende em todo o Brasil através de um contato 0800.

Além do telefone, há alguns outros canais onde é possível obter informações sobre o fundo, fazer consultas de extrato e saldo, etc. Saiba quais são eles e use o que achar mais cômodo e útil!

A seguir você verá:

  1. Telefone FGTS
  2. WhatsApp FGTS
  3. E-mail e chat FGTS
  4. Como consultar o FGTS
  5. Central de ajuda FGTS
  6. Ouvidoria FGTS
  7. Contatos do FGTS
  8. Reclamações sobre o FGTS

O atendimento relacionado ao FGTS se assemelha ao atendimento do SAC do Bolsa Família e algum dos contatos provavelmente será útil para sua(s) necessidade(s).

1. Qual é o número de telefone do FGTS?

O número de telefone do FGTS é 0800-726-0207. Ele presta atendimento humano em todo o Brasil de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h, aos sábados, das 10h às 16h. Já o atendimento eletrônico está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Ao ligar no SAC do FGTS você terá acesso a diversos tipos de tópicos, pois esse também é o número de telefone do PIS e de outros assuntos que envolvem programas e fundos da Caixa.

Aguarde a gravação com a parte específica Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (geralmente é a opção de número 4) e continue seguindo os passos até conseguir atendimento humano.

Número de telefone do FGTS para deficientes auditivos

Já o número do FGTS exclusivo para deficientes auditivos e de fala é o 0800-726-2492. Ele também atende em todo o país.

2. Qual é o número de WhatsApp do FGTS?

O número de WhatsApp do FGTS é +55 0800-104-0104.

O número em questão não é exclusivo do FGTS. Ele na verdade é o WhatsApp Caixa, tratando de diversos assuntos envolvendo a instituição financeira brasileira, entre elas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Para obter informações sobre o FGTS no WhatsApp, siga os passos abaixo:

  1. Adicione o o número +55 0800-104-0104 na agenda
  2. Abra o perfil no aplicativo e envie um “Olá”
  3. Aguarde o carregamento das opções, selecione “Conhecer o passo a passo de como acessar serviços e aplicativos Caixa” – geralmente é a número 8
  4. Selecione a opção “PIS e FGTS” para ter acesso aos conteúdos relacionados ao tema

O atendimento via assistente virtual está disponível 24 horas por dia. Já o suporte através de um atendente humano funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h.

Atenção: se alguém entrar em contato com você pelo WhatsApp se passando por funcionário da Caixa, não passe dados pessoais ou senhas e busque saber da procedência do número ligando no SAC.

3. Existe algum contato de e-mail para falar com o FGTS?

Não, o FGTS não possui nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento dos trabalhadores brasileiros.

Caso receba mensagens de pessoas se passando pelo fundo, não passe nenhum dado pessoal, bloqueie o contato e denuncie na central de atendimento.

E atendimento via chat, o FGTS presta?

O FGTS também não disponibiliza a opção de suporte via chat em tempo real.

4. Como consultar o FGTS pelo site ou aplicativo

Caso seu objetivo seja consultar o saldo ou extrato do FGTS, saiba que é possível fazer isso de forma online através do site ou do aplicativo do fundo; confira o passo a passo logo abaixo.

Passo a passo para consultar o saldo do FGTS pelo site:

  1. Acesse www.caixa.gov.br/extrato-fgts
  2. Digite seu CPF, PIS ou NIS, depois digite a senha, resolva o CAPTCHA e clique em “Avançar”
  3. Caso ainda não tenha uma conta, clique em “Cadastrar/Esqueci senha”
  4. Aceite o regulamento e crie uma conta preenchendo os campos com as informações solicitadas
  5. Após criar a conta, faça login nela
  6. Já no portal, clique em FGTS e selecione a opção “Extrato completo”
  7. Nessa parte você terá acesso aos dados de pagamento e saldo disponível

Passo a passo para consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo:

  1. Baixe o aplicativo oficial do FGTS para Android ou iOS
  2. Abra o app e clique em “Entrar no aplicativo” e depois em “Continuar”
  3. Digite seu CPF, resolva o CAPTCHA e clique em “Próximo”
  4. Digite a senha senha e clique em “Entrar”
  5. Após efetuar o login, encontre a opção “Saldo total do FGTS” e clique nela
  6. Você então terá acesso ao saldo disponível no fundo

5. Central de ajuda FGTS

A Caixa disponibiliza uma página com as perguntas mais frequentes relacionadas ao FGTS. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

Na página de suporte do FGTS você encontrará informações sobre:

  • Definição do valor e índice da distribuição que será creditada
  • Benefícios do titular da conta vinculada
  • Término do contrato por prazo determinado
  • Demissão sem justa causa
  • Data do depósito
  • Quem é o responsável pelo depósito na conta do trabalhador
  • Valor do depósito
  • Como conferir os depósitos
  • Falta de depósito por parte do empregador
  • Rendimentos das contas do FGTS
  • Quem pode sacar o FGTS
  • Documentação necessária para o saque
  • Como recolher o FGTS dos funcionários da empresa
  • Como os dados pessoais são trabalhados pela Caixa

Caso nenhuma das informações da central de ajuda sejam úteis para alguma dúvida, busque atendimento humano.

6. Qual é o contato de ouvidoria do FGTS?

A Ouvidoria do FGTS está disponível em todo o Brasil no número 0800-725-7474, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h.

Também há um contato exclusivo para deficientes auditivos ou de fala: 0800-726-2492, que é o mesmo número do SAC.

*Os contatos acima são os canais de ouvidoria geral da Caixa, por isso também tratam de assuntos que envolvem o FGTS.

Antes de acionar a ouvidoria do FGTS, lembre-se de:

  1. Entrar em contato com o SAC e anotar os números do(s) protocolo(s) de atendimento
  2. Aguardar o prazo para o término de sua solicitação
  3. Ligar na ouvidoria e apresentar os números do protocolo

Quando acionar a ouvidoria do FGTS?

Você só deve acionar a ouvidoria do FGTS quando os canais convencionais de atendimento não forem capazes de solucionar algum problema ou reclamação.

A ouvidoria é o último canal que analisará sua demanda, então, caso nem mesmo nela você consiga alguma solução que considere justa, é indicado buscar ajuda na justiça.

7. Contatos do FGTS

Confira na tabela abaixo um resumo com todos os principais contatos oficiais para falar com o FGTS, contatos que o fundo não disponibiliza e canais para obter informações relevantes.

Fale com o FGTS Contato
Telefone FGTS (SAC 0800 para todo o Brasil) 0800-726-0207
Número FGTS para deficientes auditivos e de fala 0800-726-2492
WhatsApp +55 0800-104-0104
Email de atendimento Não possui
Chat Não possui
Central de ajuda CLIQUE AQUI
Consultar extrato No site ou no app
Ouvidoria 0800-725-7474

Ficou em dúvida sobre algum dos conteúdos da tabela? Leia o tópico específico do artigo e encontrará mais informações.

8. Reclamações sobre o FGTS

Semelhante a outros fundos, empresas, órgãos e outros tipos de serviços públicos, o FGTS acumula um grande número de queixas, porém, busca solucionar todas nos próprios canais de atendimento, não respondendo em plataformas como o Reclame Aqui, por exemplo.

Infelizmente isso não é algo incomum, pois como citado, a grande maioria não responde em plataformas externas. Como alguns dos exemplos temos o atendimento do INSS e o atendimento do Procon, que buscam solucionar todas as demandas nos próprios canais de suporte.

Apesar de serem minoria, há também algumas poucos órgãos e empresas públicas que respondem em algumas plataformas, o SAC Dataprev e a central de atendimento dos Correios são alguns dos exemplos.

Quais são as principais reclamações sobre o FGTS?

As principais e mais recorrentes reclamações sobre o FGTS são relacionadas a falta do depósito do seguro desemprego na data prevista, problemas para dar entrada no seguro, falta de clareza e retorno por parte dos atendentes que tratam sobre o fundo, problemas no sistema e sobre a demora para análise.

Existem diversos outros tipos de queixas relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, porém, as citadas são as mais frequentes.

Outras informações úteis sobre o FGTS

Logo do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. O depósito é feito todo mês pela empresa e equivale a 8% do salário. Não há desconto para o trabalhador.

Os valores devem ser recolhidos até o dia 7 do mês seguinte ao mês trabalhado. Se o empregador depositar depois desse dia, terá de pagar juros e correção monetária.

Quem tem direito ao FGTS?

O direito ao saque do FGTS está associado a alguns trabalhadores: Trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); Trabalhadores rurais; Trabalhadores intermitentes Temporários (trabalhadores urbanos contratados por uma empresa para prestar serviços por determinado período); Trabalhadores avulsos (quem presta serviços a inúmeras empresas, mas é contratado por um sindicato e, por isso, não tem vínculo empregatício, como estivadores); Atletas profissionais; Empregados domésticos (de forma obrigatória desde 1º/10/2015); Safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita).

Quais as condições para sacar o FGTS?

Entre as situações nas quais o FGTS pode ser sacado estão: demissão sem justa causa; término de contrato por prazo determinado; rescisão por falência, falecimento do empregador ou nulidade do contrato; rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior; aposentadoria; etc. Para conferir as demais condições, acesse a página www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/condicoes-e-documentos-para-saque-do-FGTS/Paginas/default.aspx.

Outros contatos que você pode precisar:

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