Telefone AliExpress: CHAT, CENTRAL DE AJUDA, SAC

Saiba como contatar a empresa!

Buscando o número de telefone do AliExpress para tirar dúvidas ou relatar algum problema? A seguir você saberá se o marketplace chinês disponibiliza esse tipo de atendimento aqui no Brasil e também outras maneiras de conseguir suporte.

Nos tópicos abaixo você aprenderá como acessar o chat para falar diretamente com algum funcionário da central e também como enviar mensagens para os vendedores/lojistas antes e depois de realizar suas compras.

Também há outras diversas informações úteis que podem te ajudar; confira!

A seguir você verá:

  1. Número de telefone do Aliexpress
  2. Chat Aliexpress
  3. Falar com vendedor do Aliexpress
  4. E-mail e WhatsApp do Aliexpress
  5. Central de ajuda Aliexpress
  6. Redes sociais do Aliexpress
  7. Ouvidoria Aliexpress
  8. Contatos do Aliexpress
  9. Reclamações sobre o Aliexpress

Uma seleção com todas as formas de falar com o suporte do Aliexpress para tentar resolver o que você precisa diretamente com a central!

1. Existe algum número de telefone do Aliexpress?

Infelizmente o Aliexpress não disponibiliza nenhum número de telefone voltado ao atendimento dos clientes brasileiros.

Mas, apesar de não possuir SAC telefônico, há outras maneiras de buscar suporte do e-commerce, embora nem sempre seja algo tão simples.

Também há canais para conseguir informações que podem te ajudar. Você verá quais são esses meios no decorrer do artigo.

Antes de ver como falar com o Aliexpress, veja algumas dicas de segurança:

  • O Aliexpress não liga para clientes solicitando dados pessoais
  • O Aliexpress não envia mensagens pelo WhatsApp solicitando dados pessoais
  • O Aliexpress não solicita informações pessoais via SMS
  • O Aliexpress não solicita informações que dão acesso a conta do usuário ou aos dados bancários
  • Fique atento aos links em e-mails de promoções ou descontos envolvendo o nome do e-commerce

Recebeu algum tipo de abordagem suspeita de alguém se passando pela empresa chinesa? Não passe nenhum dado, exclua as mensagens e bloqueie os contatos.

2. Chat do Aliexpress

Uma das formas mais “práticas” de conseguir falar com a central do Aliexpress é através do chat, que presta suporte via assistente virtual (EVA) e também conta com atendimento humano em tempo real.

Para acessar o chat do Aliexpress, CLIQUE AQUI e depois logue sua conta.

Na página do chat você terá 3 opções de tópicos principais:

  • Topo: reembolso, não receber ordem, encerramento do pedido, item não é conforme descrito, pagamento e disputa
  • Pedido: encerramento do pedido, gerenciar os pedidos, cancelar pedido, fazer encomenda, pagamento por encomenda e contatar o vendedor
  • Disputa: litígio aberto, responder ao litígio e não concordo com o resultado do litígio

Esses tópicos respondem algumas das principais dúvidas dos clientes brasileiros através da assistente virtual.

Ao clicar em um dos temas tratados neles você terá acesso a diversos outros artigos sobre o mesmo assunto.

Caso nenhum dos artigos te auxilie, busque atendimento humano seguindo os passos abaixo.

Pelo site:

  1. Digite no chat o termo “livechat_link” – sem as aspas
  2. Clique em enviar
  3. Aguarde até que algum funcionário da equipe de atendimento do Aliexpress esteja disponível
  4. Troque mensagens em tempo real com o funcionário da central

Pelo App:

  1. Logue sua conta no App do e-commerce
  2. Clique no ícone “Minha Conta” que fica no canto inferior direito
  3. Role a página até encontrar a opção “Central de Ajuda” e clique nela
  4. Aguarde a página carregar (caso ela não carregue corretamente, repita os passos acima novamente)
  5. Após carregar, role a página para baixo e clique em “Serviço Online” para ter acesso ao chat
  6. Digite “livechat_link” e aguarde até que algum atendente esteja disponível

Chat Aliexpress

*Em alguns momentos do dia há certa dificuldade em conseguir atendimento pelo chat. Caso no horário escolhido por você ele esteja “congestionado”, tente novamente em outro(s) horário(s).

3. Como enviar mensagem para um vendedor do Aliexpress?

Para enviar mensagens a um vendedor ou loja do Aliexpress antes de realizar uma compra, logue sua conta, clique no anúncio de seu interesse, procure e clique no botão “Contato”, caso esteja no computador, ou “Chat”, caso esteja usando o App. Depois disso, é só enviar mensagens pertinentes com suas dúvidas e aguardar a resposta.

Contato para Falar com Vendedor do Aliexpress

Enviar mensagens após realizar o pedido:

  1. No App ou no site do Aliexpress, vá até “Minha conta”
  2. Depois vá em “Pedidos” e clique na imagem do produto que você precisa de informação
  3. Encontre a opção “Contate o vendedor” e clique nela
  4. Escreva a mensagens relatando suas dúvidas e aguarde a resposta do vendedor

No App os pedidos ficam divididos em categorias:

  • Pedidos aguardando pagamento: são aqueles produtos que você já separou, emitiu ordem de pagamento, mas ainda não pagou ou não teve o pagamento confirmado
  • Aguardando envio: são aqueles que já tiveram o pagamento confirmado, mas que ainda não foram postados pelo vendedor
  • Enviado: pedidos que já foram postados e que já tem o código de rastreio disponível
  • Aguardando avaliação: pedidos que já foram entregues ou que já tiveram o prazo de “proteção ao consumidor” expirado – o prazo é de 90 dias

4. Existe algum contato de e-mail para falar com o Aliexpress?

Não, infelizmente o Aliexpress não disponibiliza nenhum contato de e-mail para atendimento dos compradores brasileiros.

Se receber e-mails com links suspeitos usando o nome loja, não clique e bloqueie o contato.

E WhatsApp, o Aliexpress tem?

Não, o e-commerce também não conta com nenhum contato oficial de WhatsApp.

Caso receba mensagens do WhatsApp de alguém se passando pela empresa, bloqueie o contato.

5. Central de ajuda do Aliexpress

O Aliexpress possui uma página de ajuda que responde algumas das dúvidas mais comuns dos clientes, além de contar com outras informações gerais que buscam auxiliar os usuários da plataforma.

Para acessá-la, CLIQUE AQUI, então você será levado(a) até a página oficial da central de ajuda.

Nela você encontrará artigos que respondem perguntas frequentes sobre envio, reembolso, pós-venda, conta, pedido, promoção, seleção (que é referente aos vendedores), etc.

Também há informações sobre mudança de senha, disputas e reembolso, alteração de e-mail, recuperação de senha entre outras.

6. Redes sociais do Aliexpress Brasil

As redes sociais são boas opções para que você acompanhe as principais novidades e ofertas do Aliexpress, porém, elas não funcionam como um canal de atendimento.

Infelizmente, a equipe do e-commerce não responde comentários ou mensagens privadas dos consumidores que têm dúvidas ou precisam resolver algum problema.

Veja abaixo os endereços das redes sociais oficiais da loja no Brasil:

7. O Aliexpress disponibiliza algum contato de ouvidoria?

Não, o Aliexpress não disponibiliza nenhum contato de ouvidoria.

O marketplace chinês presta atendimento no Brasil apenas através do chat online ou então da plataforma Reclame Aqui.

O que é ouvidoria e qual é o papel dela?

A ouvidoria é um canal de segunda instância que tem o objetivo de analisar e buscar resolver de forma imparcial problemas que o SAC tradicional não foi capaz de solucionar.

Quando nem mesmo ela consegue resolver algum impasse, é indicado que a pessoa que se sentiu lesada por algum motivo busque auxílio dos órgãos responsáveis.

Porém, como o Aliexpress não é uma empresa brasileira e vende produtos vindos da China, acionar o Procon ou outros órgãos de defesa do consumidor pode não ser a melhor opção; então, antes de realizar suas compras na loja analise bem a reputação do vendedor e também as avaliações do produto que você deseja.

8. Contatos do Aliexpress

Veja na tabela a seguir um resumo com os principais meios para tentar falar com o Aliexpress e também canais de informação.

Além disso, também listamos contatos que a empresa não disponibiliza a fim de evitar que você caia em golpes.

Se ficar com dúvidas sobre algum dos contatos abaixo, leia os tópicos acima.

Fale com o Aliexpress Contato
Telefone Aliexpress (SAC) Não possui
Contato 0800 Não possui
Chat CLIQUE AQUI
Central de ajuda CLIQUE AQUI
Enviar mensagem a loja/vendedor Dentro do anúncio
Falar sobre os pedidos Dentro de “Meus pedidos”
WhatsApp Não possui
Ouvidoria Não possui

9. Reclamações sobre o Aliexpress

Embora seja um marketplace chinês, o Aliexpress conta com um grande número de clientes brasileiros e, consequentemente, também acumula um grande número de reclamações.

A maioria das reclamações sobre a loja estão nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e também no Reclame Aqui.

Veja quais são as principais queixas, como a empresa lida com elas, como é o atendimento dela em comparação a de outros negócios do mesmo ramo e também como fazer uma reclamação.

Quais são as principais reclamações sobre o Aliexpress?

As principais reclamações sobre o Aliexpress são referentes ao não recebimento dos pedidos, atrasos de entrega, dificuldade em receber o estorno/reembolso das compras, problemas de rastreio e problemas com cancelamento de pedidos.

Também há uma grande quantidade de queixas sobre disputas encerradas sem nenhuma solução, sobre vendedores enviando produtos para endereços errados e também sobre pedidos que constam como entregues mesmo sem terem chegado ao destino final.

Existem diversos outros tipos de problemas relatados, porém, os citados acima são os mais recorrentes.

Como é o atendimento do Aliexpress no Reclame Aqui?

Atualmente a equipe de atendimento do Aliexpress responde praticamente todas as reclamações dos clientes insatisfeitos no Reclame Aqui.

Porém, mesmo respondendo quase todas as solicitações no portal, o índice de solução de problemas do marketplace geralmente se mantém pouco acima dos 50%.

Já a nota média geral se mantém entre 5 e 6, que é um valor ruim.

Embora tenha uma nota ruim, o atendimento mediano de e-commerces internacionais no Reclame Aqui não é uma exclusividade do Aliexpress. O suporte do Wish, o suporte da Shopee e de algumas outras grandes lojas também deixam bastante a desejar.

Existem também alguns outros grandes marketplaces (brasileiros e internacionais) que prestam um bom suporte no portal; dentre eles: Americanas, OLX, Magazine Luiza, Amazon Brasil, Shoptime, Submarino, etc.

Enquanto isso, o atendimento do Mercado Livre, que é o principal marketplace da América Latina, também não é tão diferente do prestado pelo Aliexpress.

Já empresas como Casas Bahia, Ponto Frio e algumas outras prestam um atendimento razoável/bom.

Veja abaixo como fazer uma reclamação sobre o Aliexpress caso você precise tentar resolver algum problema

Reclamar sobre o Aliexpress no Reclame Aqui

Apesar de o índice de solução de problemas do Aliexpress não ser dos melhores, o portal continua sendo uma das formas mais fáceis de conseguir retorno da empresa. Veja a seguir o passo a passo de como relatar algum problema.

  1. Entre no site do Reclame Aqui e logue sua conta (ou crie uma do zero, caso ainda não tenha)
  2. Acesse o perfil do Aliexpress no portal CLICANDO AQUI
  3. Dentro do perfil da empresa, clique no botão “Reclamar”
  4. Selecione a categoria do seu problema
  5. Selecione qual é o tipo do seu problema e clique em continuar
  6. Escreva o título da sua reclamação e depois a mensagem relatando seu problema
  7. Por fim, clique em publicar e aguarde a resposta da equipe de atendimento da loja
  8. Caso a resposta não te auxilie, faça réplicas ou então reclame novamente do zero seguindo os mesmos passos

Um pouco mais sobre o Aliexpress

Logo do AliExpress

O AliExpress, pertencente ao conglomerado chinês Grupo Alibaba, é um serviço fundado em 2010. Ele atua na venda de produtos de diversas categorias, entre elas: moda, telefonia, computadores, eletrônicos, eletrodomésticos, bolsas e calçados, etc.

Quais formas de pagamento são aceitas no Aliexpress?

O AliExpress aceita pagamento com boleto bancário, cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Maestro, American Express, JCB, Diners Club, Discover, Hipercard e Elo) e transferência – TEF (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Banrisul e Santander).

Para ver as formas de pagamento atualizadas acesse esta página.

O Aliexpress é confiável?

Sim, o Aliexpress é uma empresa segura e confiável. Ele pertence ao Grupo Alibaba e é um dos maiores e-commerces varejistas do mundo.

Porém, embora seja seguro comprar no Aliexpress, você deve ficar ciente de que a loja atua como marketplace, onde vendedores e lojistas anunciam seus produtos; ou seja, ela é uma espécie de vitrine.

Por causa disso, antes de realizar suas compras, é ideal que você avalie a reputação do vendedor e as avaliações que você tem interesse para não cair em um golpe.

É interessante também que você tire dúvidas com o vendedor/lojista antes de realizar suas compras, seja através de mensagens ou de comentários no anúncio.

Vela lembrar também que, os produtos vendidos no e-commerce são enviados da China, fazendo com que o prazo de entrega seja longo e que sua compra fique sujeita a taxas ou a retenção da alfândega.

Outras informações que podem te ajudar: