Telefone Smiles, 0800, 4004, 0300

Todos os contatos do programa!

O telefone da Smiles varia de acordo com o tipo de suporte que você precisa, pois o programa de milhagens da GOL conta com um número específico para assuntos relacionados ao Smiles e Prata, um para Diamante e Ouro e um 0800 exclusivo para deficientes auditivos e de fala.

Também há diversos contatos de outros países.

Além dos telefones, também é possível falar com um atendente da empresa através do chat ou então em alguns canais externos.

Confira todas as formas de buscar suporte da Smiles e também outras informações que podem ser úteis.

A seguir você verá:

  1. Telefone Smiles
  2. Telefones Smiles outros países
  3. WhatsApp Smiles
  4. E-mail Smiles
  5. Chat Smiles
  6. Central de ajuda Smiles
  7. Ouvidoria Smiles
  8. Redes sociais Smiles
  9. Contatos Smiles
  10. Reclamações sobre a Smiles

Semelhante aos contatos da Decolar, os contatos da Smiles são limitados a poucos canais, porém, ainda assim há boas opções e em algum dos canais você provavelmente conseguirá ajuda!

1. Qual é o telefone da Smiles para falar com atendente?

Há 3 números de telefone da Smiles: 0300-115-7001 (Smiles e Prata), 0300-115-7007 (Diamante e Ouro) e 0800-709-0466 (para deficientes auditivos e de fala).

O contato exclusivo da Smiles e Prata presta atendimento das 06h às 00h. Os outros dois estão disponíveis 24 horas por dia.

Ao ligar no SAC da Smiles você poderá tirar dúvidas, fazer reclamações, dar sugestões, etc.

Existe algum número de telefone 4004 da Smiles?

Não há nenhum número de telefone Smiles 4004 para falar com o SAC ou para outros assuntos..

Todos os números da empresa de milhas foram listados neste texto, então, utilize o que for referente ao assunto que você precisa de suporte.

2. Telefones da Smiles em outros países

Há também alguns números de telefone específicos para outros países para caso você esteja viajando e precise efetuar uma ligação; veja quais são:

3. Existe também algum WhatsApp da Smiles?

Não, no momento a Smiles não disponibiliza nenhum número de WhatsApp geral voltado a nenhum tipo de tema.

Caso receba mensagens de pessoas se passando pela equipe da empresa, não compartilhe nenhum dado pessoal solicitado, bloqueie o contato e denuncie no SAC.

4. Existe também algum e-mail de atendimento da Smiles?

Não, a Smiles não possui nenhum e-mail de atendimento geral.

Se receber mensagens aleatórias de pessoas se passando por funcionários da empresa e solicitando dados pessoais, não responda e bloqueie o contato.

E-mail para denúncias: encontrou algum conteúdo suspeito na internet de alguém se passando pela Smiles?

Escreva para [email protected] detalhando o motivo do contato.

5. Chat da Smiles

Outra opção para buscar suporte da Smiles é através do chat.

Veja o passo a passo de como conseguir atendimento por ele:

  1. Acesse o site oficial da empresa (CLIQUE AQUI)
  2. Clique no ícone de balão de conversa que fica no canto inferior direito da página
  3. Outra das maneiras de abrir o chat é encontrando e clicando em “Fale com a gente no chat”. A opção fica próxima ao rodapé
  4. Aguarde o carregamento das opções do chat e tire suas dúvidas com a assistente virtual
  5. Caso o robô não seja capaz de te ajudar, digite e envie “Falar com atendente”
  6. Escolha uma das opções e vá seguindo os passos do assistente virtual Smiles até ser transferido ao atendimento humano
  7. Aguarde que algum funcionário da central esteja disponível e troque mensagens em tempo real com ele

O chat fica disponível diariamente e é uma boa opção tanto para buscar informações rápidas quanto para falar com a central.

6. Central Smiles para ajuda

A Smiles disponibiliza uma página onde algumas das principais dúvidas dos usuários dos serviços da empresa são respondidas.

Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

Na página de suporte da Smiles você encontrará:

  • Como consultar voo
  • Como encontrar novo localizador
  • Comprar passagem ou marcar assento pelo site
  • Como proceder caso seu voo tenha sido alterado ou cancelado
  • Alteração de voo
  • Cancelamento de passagem
  • Restrições de viagem
  • Prazo de entrega do pedido Shopping Smiles
  • Informações sobre o Viaje Fácil
  • O que é localizador e como encontrá-lo
  • Informações sobre teste negativo do COVID para viajar
  • Como solicitar milhas de voos já realizados
  • Funcionamento do bilhete cortesia da empresa
  • Como cancelar a assinatura do Clube Smiles

Além das dúvidas frequentes, a página da central de ajuda conta ainda com diversos outros conteúdos que podem te ajudar.

7. Existe algum contato de ouvidoria Smiles?

Não, a Smiles não conta com nenhum contato de ouvidoria, prestando atendimento apenas em canais de primeira instância.

Também não há nenhum canal de ouvidoria da Gol, então a empresa de milhas administrada pela companhia aérea segue o mesmo padrão.

O que é ouvidoria e qual é a função dela?

Caso não saiba, de forma resumida, a ouvidoria é uma forma de atendimento de segunda instância que busca solucionar demandas que os outros canais não conseguiram.

Ela é o último meio de suporte que o cliente/consumidor procura antes de buscar ajuda na justiça.

Então, já que a Smiles não dispõe dessa forma de atendimento, caso você passe por algum problema e não consiga solucioná-lo dentro do prazo determinado, é indicado que você procure ajuda do Procon de sua região ou então de algum outro órgão responsável.

8. Redes sociais da Smiles

Outra forma de buscar atendimento da Smiles é através dos perfis da empresa de milhas no Facebook, Twitter e Instagram.

Embora as redes sociais do negócio não sejam realmente voltadas ao suporte ao consumidor, é comum que os responsáveis por administrá-las respondam solicitações através dos comentários das postagens ou então via mensagens inbox.

Além disso, nos perfis da Smiles você consegue informações sobre destinos, pacotes e dicas de viagens, entre outras.

Os links das redes sociais oficiais da Smiles são:

9. Contatos da Smiles

Veja na tabela a seguir o resumo com os principais contatos oficiais da Smiles que foram abordados no artigo, formas de atendimento que a empresa não disponibiliza, etc.

Fale com a Smiles Contato
Telefone Smiles e Prata 0300-115-7001
Telefone Smiles Diamante e Ouro 0300-115-7007
Telefone Smiles 0800 para deficientes auditivos e fala 0800-709-0466
Telefone Smiles 4004 Não possui
Smiles telefone (outros países) Leia o tópico 2
WhatsApp Smiles Não possui
E-mail de atendimento Não possui
E-mail para denúncias [email protected]
Chat Smiles Dentro do site da empresa
Central de ajuda CLIQUE AQUI
Ouvidoria Smiles Não possui

Ficou com dúvidas sobre alguma das informações da tabela? Leia o tópico específico e assim encontrará mais detalhes.

10. Reclamações sobre a Smiles

A Smiles conta com milhares de reclamações espalhadas pela internet. Grande parte delas podem ser encontradas no Reclame Aqui, nas redes sociais e também no Consumidor.gov.br.

Saiba quais são as principais reclamações sobre a empresa, como a equipe de atendimento dela busca solucioná-las, como é o suporte dela em relação a de outros negócios concorrentes, e também como fazer uma reclamação.

Quais são as principais reclamações sobre a Smiles?

As reclamações mais frequentes sobre a Smiles são relacionadas a problemas de milhas não creditadas, dificuldade para utilizar a pontuação das milhas, dificuldade para cancelar a assinatura do Clube Smiles e dificuldade para conseguir suporte da equipe de atendimento.

Há diversos outros tipos de queixas sobre o programa de milhagem da GOL, porém, as citadas acima são as mais comuns.

Como é o atendimento da Smiles no Reclame Aqui?

A equipe de atendimento da Smiles responde boa parte das queixas no Reclame Aqui (porém não respondem tão rápido), conseguindo solucionar pouco mais de 86% dos problemas relatados – porcentagem que pode variar para mais ou para menos dependendo da época.

Já a nota média da empresa tem se mantido acima dos 8 de 10, que é um valor considerado “Ótimo”.

Os índices conquistados pelo suporte da Smiles são superiores aos índices obtidos pela central da 123 Milhas, ao índices conquistados pelo SAC da MaxMilhas e também aos índices conquistados pela equipe de atendimento da HotMilhas.

O atendimento da Livelo (que não é focado em milhas, mas que também é um programa de pontos) é similar ao da Smiles.

Além das citadas, há diversas outras empresas do ramo de milhas, viagens e turismo em geral que também possuem perfis no Reclame Aqui.

Algumas contam com bons índices, outras possuem índices razoáveis ou ruins, e algumas sequer respondem às solicitações.

Veja a seguir como fazer uma reclamação caso você esteja passando por algum problema.

Como reclamar sobre a Smiles

Confira a seguir o passo a passo de como reclamar sobre a Smiles no Reclame Aqui e também no Consumidor.gov.br.

Reclame Aqui:

  1. Acesse o Reclame Aqui e faça login na sua conta ou então crie uma, caso ainda não tenha
  2. Digite “Smiles” na caixa de busca e clique no perfil da empresa
  3. Caso queira ir diretamente ao perfil dela, CLIQUE AQUI
  4. Clique no botão “Reclamar” e preencha os campos com as informações solicitadas
  5. Inicialmente serão solicitados: número Smiles (número de reserva), título da reclamação, mensagem relatando o problema e número de celular
  6. Depois, caso ache necessário, anexe até 3 documentos ou imagens que ajudem a explicar seu problema (não é algo obrigatório)
  7. Selecione a categoria para o seu problema, o tipo de produto e serviço e também o problema
  8. Por fim, clique em “Enviar reclamação” para que sua queixa seja publicada
  9. Aguarde análise e o retorno da central da Smiles

Consumidor.gov.br:

  1. Acesse o Consumidor.gov.br e faça login na sua conta – ou então crie uma, caso ainda não tenha
  2. Digite “Smiles” na caixa de buscas e clique para acessar o perfil da empresa
  3. Caso queira ir diretamente ao perfil do programa de milhagem, CLIQUE AQUI
  4. Clique em “Registrar reclamação” e preencha os campos com os dados solicitados
  5. Publique sua queixa e aguarde a análise e resposta de algum atendente

Um pouco mais sobre a Smiles

Logo da Smiles

A Smiles é o programa de milhagens da Gol Linhas Aéreas e suas companhias aéreas parceiras. Ele foi criado em 1994 pela Varig.

Categorias dos programa Smiles

No programa Smiles, quanto mais você viaja, mais acumula trechos ou milhas qualificáveis para conquistar uma nova categoria e benefícios exclusivos.

Veja as principais características de cada uma das categorias:

  • Smiles: acúmulo de milhas ao comprar passagens, milhas válidas por 6 anos e resgate de produtos e serviços com milhas na Smiles – Ao entrar, você começa fazendo parte da categoria Smiles;
  • Prata: antecipação gratuita de voos, 1ª bagagem gratuita, bônus de 25% no acúmulo de milhas em passagens compradas com companhias aéreas selecionadas e milhas válidas por 6 anos – Acumulando 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis, você sobe para a categoria Prata;
  • Ouro: antecipação gratuita de voos GOL, 1ª e 2ª bagagens gratuitas, acesso ao GOL Premium Lounge, prioridade de embarque e check-in e milhas válidas por 8 anos em acúmulos GOL e 4 anos para demais acúmulos (exceto bônus) – Acumulando 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis, você sobe para a categoria Ouro;
  • Diamante: antecipação gratuita de voos GOL, 1ª, 2ª e 3ª bagagens gratuitas, acesso gratuito ao GOL Premium Lounge, bilhete cortesia GOL, tarifa Especial Diamante e milhas válidas por 20 anos em acúmulos GOL e 10 anos para demais acúmulos (exceto bônus) – Acumulando 30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis, você sobe para a categoria Diamante.

Quais companhias aéreas fazem parte da Smiles?

Além da Gol, o programa Smiles tem parceria com companhias áreas como American Airlines, Air France, CopaAirlines, Aerolíneas Argentinas, Emirates, Avianca, entre outras.

Para conferir as demais, CLIQUE AQUI.

*A Smiles, inscrita sob o CNPJ 07.575.651/0037-60 (Gol Linhas Aéreas S/A), tem sua sede administrativa localizada na Alameda Rio Negro, nº 585, Edifício Padauiri, Bloco B, 2º andar, conjuntos 21 e 22 – Alphaville – Barueri/SP – CEP 06454-000.

Outros contatos relevantes:

Fabíula Almeida
Mineira, graduou-se em Marketing no ano de 2018. Também especializou-se em Neurociências Aplicadas ao Consumo pela ESPM-SP. Já trabalhou em um grande e-commerce como analista de dados voltado para o atendimento ao cliente. Amante da boa escrita desde sempre, Fabíula voltou-se para a redação há alguns anos, decidindo fazer desse hobbie uma profissão. No site Abri, ela consegue aliar a escrita à possibilidade de ajudar as pessoas a encontrarem soluções junto ao atendimento das empresas.

1 Relato

  1. Reitero o meu pedido feito ontem – 13/11/2022, que trata de cancelamento de vôos sem cobrança de multa:
    “Dirijo-me a essa empresa para expor o que segue abaixo:
    No dia 30/05/2022 adquiriu junto à Smiles 02 (duas) passagens, uma para mim e outra para minha esposa, utilizando-me de minha conta Smiles de nº 600.060.646, que possuo desde 1998 e que perdura por 24 anos. O localizador foi de nº WKAOQC, com os seguintes trechos:
    Trecho de Ida: para o dia dia 08/10/2022 de Brasília/DF para Guarulhos/SP pelo vôo G3 – 1409, com saída às 06:35 h e chegada no destino às 08:25 h ; e
    Trecho de Volta: para o dia 12/10/2022 de Guarulhos/SP para Brasília/DF pelo vôo G3 – 1418, com saída às 21:25 h e chegada no destino às 23:05 h do mesmo dia.
    As 02 (duas) passagens foram obtidas na modalidade Milhas & Money, com a utilização de 42.200 milhas da conta Smiles nº 600.060.646 mais R$ 518,00 em dinheiro. Soma-se a isso o desembolso de R$ 139,70 de taxas de embarque, debitados no meu cartão de crédito Ourocard Black do Mastercard.
    Como somos idosos (73 e 69 anos de idade), sempre procuramos viajar com um familiar mais novo como acompanhante, para ajudar-nos em caso de algum necessidade.
    Para esta viagem comprei no dia 31/05/202201 (uma) passagem para nosso sobrinho Fábio Moura do Vale, junto à empresa 123 Viagens, conforme pedido nº K8V-M8M-R-22, localizador nº WQNRCX, ao custo de R$ 836,17 (oitocentos e trinta e seis reais, dezessete centavos).
    Os trechos da passagem do Fábio obedeceu os mesmos trechos das nossas passagens, sendo a ida de Brasília/DF para Guarulho/SP junto conosco, pelo vôo G3 – 1409, enquanto a volta de Guarulhos/SP para Brasília/DF pelo vôo LA – 3262 (Tam), este com saída às 21:30 horas e chegada no destino às 23:10 horas do mesmo dia, por questão de não ter conseguido o mesmo vôo G3 – 1418 na 123Milhas.
    A cidade onde iríamos passar o feriadão seria na cidade de Monte Verde/MG, na região serrana da Mantiqueira/MG, distante do aeroporto de Guarulhos em torno de 160 km. Para fazer esse translado, providenciei aluguel de um carro junto à Trade Tours Viagens Ltda., voucher nº 64.939.301, ao preço de R$ 446,00 (quatrocentos e quarenta e seis reais).
    A reserva de hospedagem foi feita junto à Grunwald Chalés, no valor de R$ 2.002,35 (dois mil, dois reais, trinta e cinco centavos), com entrada de R$ 1.122,40 (hum mil, cento e vinte e dois reais, quarenta centavos) e o restante R$ 879,95 (oitocentos e setenta e nove reais, noventa e cinco centavos) a ser pago na hora da realização do check-in.
    Se aproximando o dia da viagem, em 05/10/2022, faltando 03 (três) dias para tão esperado passeio, realizei pesquisa junto ao site da Smiles, quando fui surpreendido pela informação que transcrevo a seguir: “o seu voo precisou ser alterado pela companhia aérea. Remarque ou cancele seu voo gratuitamente ou entre em contato com a Central de Atendimento”.
    Isso queria dizer que a nossa tão esperada viagem tinha ido para o “espaço”, pois a Gol havia realizado alteração nos vôos G3 – 1409 e G3 – 1418, respectivamente dos dias 08/10/2022 (saída de Brasília) e 12/10/2022 (saída de Guarulhos).
    Antes de providenciar o cancelamento ou a remarcação, tentei por muitas vezes falar com a Central de Atendimento da Smiles, ficando longos e intermináveis minutos pendurados ao telefone, mas sempre infrutiferamente.
    Ficamos desnorteados, porque era uma viagem que nós queríamos realizar no mês de outubro, por ser a temperatura mais amena na cidade de Monte Verde/MG. Compramos as passagens ainda no mês de maio deste ano, ou seja, mais de cinco meses de antecedência.
    Ainda atônitos cheguei a pesquisar no site da Smiles passagens que pudessem atender a programação que havíamos feito, ou seja, horários que permitissem usufruir do pouco tempo que tínhamos para essa viagem, com o trecho de ida bem cedo e o de volta bem tarde, mas sem sucesso.
    Por não termos alternativa, tomamos à iniciativa de cancelar os vôos, iniciando pelas reservas feitas na Smiles. O ressarcimento das milhagens foi no mesmo dia 05/10/2022, enquanto os valores de R$ 518,00 e de R$ 139,70 foram creditados na minha fatura do cartão de crédito, com vencimento em 03/11/2022.
    Ato contínuo, liguei para o telefone 4000-1253 da 123Milhas, sendo atendido em poucos minutos. Expliquei ao atendente que havia sido comunicado pela Smiles, que a Gol realizara alteração nos seus vôos G3 – 14/09 e G3 – 1418, recomendando-me efetuar o cancelamento ou remarcação gratuitamente.
    Expliquei ao atendente que, embora o vôo de volta de Guarulhos/SP para Brasília/DF, da passagem do Fábio, não fosse da Gol e sim da Tam (LA – 3262), solicitava para que cancelasse os dois trechos sem cobrança de multa, com o devido ressarcimento para o meu cartão de crédito que serviu para pagamento dos R$ 836,17 (oitocentos e trinta e seis reais, dezessete centavos).
    Mais uma surpresa absurda recebida, quando o atendente da 123Milhas me disse que os vôos da Gol (G3 – 1409 e G3 – 1418) estavam ativos e seriam realizados no dia 08/10/2022 (Brasília para Guarulhos) e 12/10/2022 (Guarulhos para Brasília).
    Diante dessa informação, indaguei ao atendente qual seria o menor custo: cancelar, remarcar ou no-show. Explicou-me que o Fábio não indo ao embarque seria a menos danosa, porém que o valor da reserva de R$ 836,17 não seria ressarcida, ou seja, perdida para cobrir o custo da multa.
    Para confirmar o que me dizia, o atendente recomendou-me acessar o site Flight Aware, onde estariam as informações de que os vôos da Gol G3 – 1409 e G3 – 1418, respectivamente para os dias 08 e 12/10/2022, seriam realizados dentro dos horários programados. De fato, esses vôos aconteceram normalmente.
    Com essa decisão da Smiles de nos retirar dos vôos que tínhamos comprados em 30/05/2022, ou seja, quase cinco meses de antecedência, observa-se que houve, na melhor das hipóteses, sua incompetência ou da Gol ou de ambas, com venda excessiva de passagens, que no jargão das empresas aéreas é o overbooking.
    Também é de se admitir que possa ter havido má-fé da Smiles ou da Gol ou de ambas, vendendo passagens a preços bem mais altos do que a cinco meses atrás e, consequentemente, escolhendo os passageiros que iriam ficar fora desses vôos. Nós fomos dois deles!!!
    Mas como a relação de negócio foi feita com a Smiles, cabe-lhe a responsabilidade de nos ressarcir da importância de R$ 836,17, correspondente a compra da passagem do Sr. Fábio, realizada junto à 123 Viagens e Turismos Ltda. no dia 31/05/2022.
    A empresa Trade Tours Viagens Ltda. se prontificou a realizar o ressarcimento de R$ 446,00 (quatrocentos e quarenta e seis reais) para o cartão de crédito, que serviu para pagamento da reserva feita em 31/05/2022. O ressarcimento ocorrerá na fatura do meu cartão de crédito com vencimento em 03/12/2022.
    A direção da Grunwald Chalés, em caráter de excepcionalidade, definiu que o crédito de R$ 1.122,40 poderá ser utilizado até 15/12/2022. Entendi ser justo o não ressarcimento daquela importância, até porque o cancelamento gratuito já tinha expirado e não foram eles o causador do cancelamento de nossa viagem.
    Para não perder os R$ 1.122,40 e, estando minha mulher sem condições de viajar por recomendação do seu ortopedista, reservei 02 (duas) passagens, uma para mim e outra para o nosso sobrinho, para que eu não viajasse só, para as datas de 19 e 22/11/2022, nos mesmos vôos anteriormente cancelados (08 e 12/10/2022).
    Agora quem está sendo recomendado a não viajar sou eu, porque tive alteração nos batimentos cardíacos. Tomo o remédio Ancoron faz anos para controlar esses batimentos. O meu cardiologista prescreveu-me exame chamado “Holter”, aguardando ainda o resultado.
    Diante do exposto, depois de todos esses percalços que fomos submetidos, com alteração de nossas reservas dos dias 08 e 12/10/2022, que tivemos que optar pelo cancelamento, assim como do nosso sobrinho, solicito dessa empresa que proceda o cancelamento das 02 (duas) reservas dos dias 19 e 22/11/2022, acima identificadas, sem cobrança de multa e com o ressarcimento das milhas utilizadas e dos valores pagos em dinheiro, quer na complementação das passagens quer no pagamento das taxas de embarque.
    Entendo ser o mínimo que se espera da Smiles, depois dos embaraços que fomos submetidos. Lembro também do ressarcimento do valor de R$ 836,17, utilizado para compra das passagens do Sr. Fábio junto à 123Milhas, conforme anteriormente explanado. O ressarcimento desse valor deve ser feito para o meu cartão de crédito utilizado para pagar as passagens dos dias 19 e 22/11/2022.
    Aguardo ansioso por um desfecho favorável o quanto antes.
    Atenciosamente,
    Maurício Cosme Lameirão – celular [EDITADO PELA EQUIPE ABRI]”

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