Telefone Dataprev: CONSULTA, EXTRATO, FALE CONOSCO

Todas as maneiras de consultar informações sobre a Dataprev!

O telefone da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) está disponível em um número 0800 e também em alguns contatos que são específicos para cada uma das sedes da empresa pública.

Porém, apesar de possuir contatos telefônicos, não é fácil conseguir suporte através deles. Mas, há outras formas de buscar ajuda e você verá todas nos tópicos do artigo.

A seguir você verá:

  1. Telefone e WhatsApp Dataprev
  2. Outros números de telefone Dataprev
  3. Como consultar Auxílio Emergencial pelo site
  4. E-mail e chat Dataprev
  5. Central de ajuda Dataprev
  6. Ouvidoria Dataprev
  7. Redes sociais Dataprev
  8. Contatos da Dataprev
  9. Reclamações sobre a Dataprev

Embora não seja algo tão fácil, há algumas opções para que você tente falar com a central!

1. Qual é o número de telefone da Dataprev?

O número de telefone da Dataprev é 0800-081-5899. Ele presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Ao ligar no SAC da Dataprev você poderá tirar dúvidas, fazer solicitações, reclamações e tratar de assuntos variados que tenham relação com a empresa de tecnologia e informação.

Um ponto negativo é que o telefone em questão só atende ligações de telefone fixo.

Existe também algum número de WhatsApp da Dataprev?

Não, no momento a Dataprev não possui nenhum número de WhatsApp voltado ao atendimento ou quaisquer outros tipos de assuntos.

Caso receba mensagens de pessoas se passando por funcionários da empresa pública, bloqueie o contato e não passe nenhuma informação solicitada.

2. Outros números de telefone da Dataprev

A Dataprev conta com 7 sedes espalhadas por diferentes regiões do Brasil, cada um delas possui seu próprio número de telefone; veja quais são:

Caso tenha interesse em saber também o endereço de cada uma das sedes e quem é o responsável por cada uma delas, CLIQUE AQUI.

*Apesar de os números existirem, infelizmente, não é incomum que você ligue e eles chamem até cair ou sequer chamem.

Contatos da Diretoria de Tecnologia e Operações

Há ainda alguns contatos telefônicos específicos para falar com a Diretoria de Tecnologia e Operações. Se quiser saber quais são, CLIQUE NESTE LINK, e então você será levado até a página onde há são informados os telefones, e-mail do responsável por cada área, etc.

3. Como consultar o Auxílio Emergencial pelo site da Dataprev?

Para consultar o auxílio emergencial pelo site da Dataprev, acesse consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta, preencha os campos do formulário com seu CPF, nome completo e nome da mãe (ou marque mãe desconhecida). Por fim, resolva o CAPTCHA para provar que não é um robô e clique em “Enviar”.

Ao entrar na página em questão você terá acesso aos valores que foram creditados todos os meses na sua conta Caixa Tem. Caso as informações em questão não te ajudem, ligue no telefone do Auxílio Emergencial.

4. Existe algum e-mail de contato da Dataprev?

Não, a Dataprev não presta atendimento por e-mail.

Se receber mensagens de pessoas se passando pela equipe da empresa, não passe nenhum dado pessoal solicitado.

E-mail para concursados da Dataprev:

Já se você foi aprovado no concurso e precisa atualizar endereço, contatos e outros dados, escreva para [email protected].

E atendimento via chat, a Dataprev presta?

A Dataprev também não disponibiliza a opção de atendimento via chat.

5. Central de ajuda da Dataprev

A Dataprev disponibiliza uma página de perguntas frequentes com algumas respostas ou links com informações para assuntos específicos. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

Na página de suporte da Dataprev você conseguirá informações sobre:

  • Aposentadoria
  • Benefícios
  • Concursos
  • Empréstimo Consignado
  • Informações

A central de perguntas frequentes só conta com informações básicas. Caso nenhum dos conteúdos dela te ajudem, busque suporte em algum dos canais mencionados.

6. Qual é o contato da ouvidoria da Dataprev?

A Ouvidoria da Dataprev está disponível no e-mail [email protected] ou então na página online integrada ao Fala.BR. Ela está disponível NESTE LINK.

Caso escolha o atendimento através do Fala.BR, selecione uma das opções: acesso à informação, denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão.

Em algumas das opções será necessário logar sua conta na plataforma. Caso ainda não tenha, basta criar uma seguindo os passos abaixo:

  1. Clique na opção “Cadastrar” que fica no canto superior direito do site
  2. Preencha os campos do formulário com as informações solicitadas: nome, tipo de pessoa (PF ou PJ), e-mail e confirmação de e-mail, documento e número do documento, senha e confirmação de senha
  3. Também há os campos de confirmação de contato e informações pessoas, mas eles são opcionais
  4. Por fim, clique em “Avançar” e você já terá acesso a sua conta
  5. Logue o e-mail cadastrado para confirmar a criação da conta e você terá acesso
  6. Após criar e logar sua conta, escolha a categoria que melhor se encaixa no que você precisa e selecione a Dataprev na parte que pergunta o órgão para o qual você deseja enviar uma manifestação
  7. Depois, selecione também o assunto que você deseja falar, escreva um título que resuma sua manifestação, escreva a mensagem, preencha os outros campos, revise e envie sua mensagem.
  8. Depois é só aguardar a análise e retorno da manifestação. Você pode acompanhá-la através do próprio Fala.BR.

Quando acionar a Ouvidoria da Dataprev?

Você deve acionar a Ouvidoria da Dataprev quando tiver alguma denúncia, reclamação ou algum assunto que julgar importante ou útil para ajudar a melhorar os serviços da empresa.

7. Redes sociais da Dataprev

As redes sociais da Dataprev não funcionam como canais de atendimento. Ainda assim, elas são boas fontes de informações.

A empresa pública atualiza com frequência os perfis do Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Os links oficiais dessas redes são:

Embora as redes em questão não funcionem como canais de suporte, vale a pena deixar comentários nas postagens, pois pode ser que outras pessoas que passaram por problemas semelhantes ou que já tiveram dúvidas parecidas te ajudem.

8. Contatos da Dataprev

Confira na tabela abaixo um resumo com os principais contatos oficiais para tentar falar com a equipe de atendimento da Dataprev, canais de informações e também meios de atendimento que a empresa pública não disponibiliza.

Fale com a Dataprev Contato
Telefone Dataprev (SAC 0800) 0800-081-5899
Telefones das sedes da Dataprev Leia o tópico 2
Consultar Auxílio Emergencial online consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta
WhatsApp Não possui
Email de atendimento Não possui
Email para concursados da empresa [email protected]
Central de ajuda CLIQUE AQUI
Chat Não possui
Ouvidoria por email [email protected]
Ouvidoria Dataprev pelo Fala.BR CLIQUE AQUI

Ficou em dúvida sobre algum dos tópicos da tabela? Leia o tópico específico do artigo e verá informações mais detalhadas.

9. Reclamações sobre a Dataprev

A Dataprev conta com alguns milhares de reclamações espalhados pela internet. Grande parte delas podem ser encontradas nas redes sociais e principalmente no Reclame Aqui.

Saiba quais são as principais queixas sobre a empresa, como ela lida para solucionar as demandas de quem se queixou, comparação do suporte em relação a outras empresas públicas, órgãos, etc., e também como reclamar.

Quais são as principais reclamações sobre a Dataprev?

As reclamações mais recorrentes relacionadas a Dataprev são sobre a dificuldade de se cadastrar nos sites ou serviços geridos pela empresa, problemas de instabilidade nos sites ou aplicativos, problemas relacionados ao acesso dos dados do INSS, Bolsa Família, Auxílio Emergencial e outros programas, dificuldade para atualizar os dados cadastrais e problemas com divergências de dados.

Há diversos outros tipos de queixas sobre a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, porém, as citadas são as mais frequentes.

Como é o atendimento da Dataprev no Reclame Aqui?

A equipe de atendimento da Dataprev responde boa parte das solicitações no Reclame Aqui, porém, só consegue resolver pouco mais de 50% das queixas.

Já a nota média da empresa geralmente fica na casa dos 6 de 10.

Apesar do suporte ruim (ou no máximo mediano) na plataforma, ainda assim ela se sai melhor do que a grande maioria das empresas públicas.

O suporte da central dos Correios é um dos exemplos, pois apesar de a equipe de atendimento responder grande parte das reclamações, consegue índices baixos e uma nota média abaixo dos 5 de 10.

Já o SAC do Banco do Brasil, embora também não consiga índices espetaculares, ainda assim consegue se sair melhor do que a Dataprev.

Enquanto isso, o SAC do FGTS, o SAC do Ministério do Trabalho e dos demais ministérios, sequer respondem no Reclame Aqui, buscando resolver todas as demandas de forma privada.

Esses são apenas alguns dos exemplos, pois há diversas outras empresas públicas que também prestam um mau atendimento ou que sequer respondem às reclamações na plataforma (Caixa e Petrobras estão entre elas).

Veja abaixo como reclamar sobre a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência.

Como Reclamar sobre a Dataprev no Reclame Aqui

Embora não tenha boas notas no Reclame Aqui, ainda assim a plataforma de reclamações é uma das maneiras mais fáceis de conseguir algum retorno da central da Dataprev. Para reclamar, basta seguir os passos:

  1. Acesse o Reclame Aqui, faça login na sua conta ou então crie uma
  2. Procure por “Dataprev” na caixa de buscas ou então CLIQUE AQUI para ir direto ao perfil da empresa
  3. Já no perfil, clique em “Reclamar” e aguarde o carregamento da página
  4. Escreva o título da sua história, a mensagem relatando seu problema ou dúvida e adicione também um contato telefônico
  5. Caso ache necessário, anexe até 3 imagens ou documentos que ajudem a explicar melhor sua situação
  6. Selecione a categoria para o seu problema, o tipo de produto ou serviço e também qual é o problema
  7. Clique em “Enviar reclamação” e aguarde a análise e retorno da central

Outras informações úteis sobre a Dataprev

Logo do Dataprev

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério da Economia. Ela é responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Dataprev foi criado em 1974 por força da Lei 6.125/74.

O quadro de funcionários da Dataprev conta com mais de 3.800 empregados, espalhados pelos seus três Centros de Processamento (Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal), nas cinco Unidades de Desenvolvimento de Software (Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte) e nas Unidades de Atendimento, responsáveis pelo suporte operacional e técnico dos clientes da empresa no âmbito regional.

Outros contatos que você pode precisar:

Relate sua experiência

Por favor, digite seu relato
Por favor, digite seu nome aqui