Telefone Enel: NÚMERO, 0800, OUVIDORIA, WHATS

Conheça todos os contatos disponibilizados pela Enel!

O número de telefone da Enel voltado ao atendimento ao consumidor varia de acordo com o estado em que você mora, pois a empresa atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, e oferece canais exclusivos em cada um dos estados.

Além do telefone, também há outras formas de buscar suporte da Enel, seja falando com a equipe de atendimento ou através de canais automáticos.

A seguir você verá:

  1. Número de telefone da Enel
  2. Telefones para deficientes auditivos
  3. WhatsApp, Telegram e Apps da Enel
  4. SMS Enel
  5. E-mail Enel
  6. Redes sociais Enel
  7. Central de ajuda Enel
  8. Ouvidoria Enel
  9. Contatos da Enel Brasil
  10. Reclamações sobre a Enel

São várias formas de falar e também de obter informações sobre a empresa de geração e distribuição de energia.

1. Qual é o número de telefone da Enel em São Paulo?

O número de telefone da Enel para pessoas que vivem no estado de São Paulo é 0800-72-72-120.

Para atendimento de emergência você deve ligar no telefone 0800-72-72-196. Se for uma ligação de emergência fora da área de concessão, ligue no número (11) 2195-2734.

E o número da Enel do Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro o número de atendimento da Enel é 0800-28-00-120.

Telefone da Enel no Ceará e em Goiás

A Enel também presta serviços nos estados do Ceará e Goiás; veja quais são os contatos 0800 de cada um deles.

Os telefones 0800 da operadora de energia estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, e são destinados a quem precisa tirar dúvidas, fazer reclamações, buscar informações gerais, solicitar serviços, etc.

2. Números da Enel para deficientes auditivos

A Enel também conta com números de telefone 0800 exclusivos aos deficientes auditivos ou de fala em todos os estados que presta serviço; veja quais são:

Todos os números acima estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

3. Qual é o número de WhatsApp da Enel?

O número de WhatsApp da Enel é +55 (21) 99601-9608.

O atendimento da distribuidora de energia via WhatsApp é apenas através da assistente virtual Elena, que consegue auxiliar o consumidor em assuntos como:

  • Solicitação da 2ª via Enel
  • Registrar falta de luz
  • Consultar débito
  • Tirar dúvidas sobre serviços

Para ter acesso ao WhatsApp da empresa, adicione o número (21) 99601-9608 aos contatos ou então CLIQUE AQUI.

Dentro do chat do app, envie uma mensagem com a palavra “Olá” e aguarde as opções que a Elena te dará.

Atendimento pelo Telegram

Também é possível buscar atendimento da Enel pelo Telegram, porém, assim como o WhatsApp, apenas por assistente virtual (Elena).

Para acessar o canal da empresa no app, procure na caixa de busca por “@enelclientes“, clique no perfil que aparece e o chat será aberto.

Dentro do chat você terá as opções de suporte para Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.

Clique no seu estado e então terá acesso duas opções:

  • 2ª via de fatura
  • Consulta de débitos

Ao clicar na opção que melhor se enquadra no tipo suporte que você necessita, aparecerão as opções de preenchimento.

Apps da Enel

Também é possível obter uma série de informações sobre a Enel através dos apps oficiais que ela disponibiliza.

Eles estão disponíveis para Android e iOS:

  • Para Android: busque no Google Play por Enel + seu estado
  • Para iOS: busque na Apple Store por Enel + seu estado

Dentro do app da distribuidora de energia você encontrará informações referentes a sua conta e várias outras.

4. Atendimento da Enel via SMS

Também é possível solicitar algumas informações da Enel de São Paulo, do Ceará e do Rio de Janeiro via SMS, porém, assim como boa parte dos canais de atendimento disponibilizados pela empresa de energia, o SMS passa apenas dados básicos.

Veja quais são os números e quais mensagens você deve enviar.

São Paulo

O número de SMS da Enel para o Estado de São Paulo é 27373. Nele você pode:

  • Solicitar 2ª via da conta: envie a palavra CONTA + seu número da instalação para o número 27373
  • Religação de luz cortada por falta de pagamento: envie RELIGACAO + seu número da instalação para o número 27373
  • Informar falta de luz/energia: envie SMS com a palavra LUZ + número da instalação para o número 27373

Rio de Janeiro

O número de SMS para o estado do Rio de Janeiro é 27389. Nele você pode:

  • Informar falta de luz/energia: envie faltadeluz + tecla de espaço + número do cliente para 27389
  • Consultar débitos: debitos + tecla de espaço + número do cliente para 27389
  • Código de barras: conta + tecla espaço + número do cliente para 27389
  • Religação de energia: religa + tecla de espaço + número do cliente para 27389

Ceará

O contato de SMS para o estado do Ceará é 26816. Nele você pode:

  • Informar falta de luz/energia: faltadeluz + tecla de espaço + número do cliente para 26816
  • Consultar débitos: debitos + tecla de espaço + número do cliente para 26816
  • Código de barras: conta + tecla espaço + número do cliente para 26816
  • Religação de energia: religa + tecla de espaço + número do cliente para 26816

5. Existe algum contato de e-mail para falar com a Enel?

Não, infelizmente a Enel não disponibiliza nenhum contato de e-mail voltado ao atendimento do consumidor.

O único e-mail disponibilizado pela empresa é o [email protected], que é destinado a quem deseja receber a conta de luz online.

Para ter acesso a esse serviço, é necessário realizar o cadastro no site oficial da Enel.

*Se receber e-mails com links suspeitos se passando pela distribuidora de energia, não clique, bloqueie o contato e denuncie na central de relacionamento.

6. Redes sociais da Enel Brasil

Outra forma de buscar falar com Enel é através de algumas redes sociais.

A empresa geralmente auxilia os clientes pelo Facebook e Twitter, seja em comentários públicos ou mensagens privadas.

Além disso, elas são boas alternativas para que você acompanhe as principais novidades e mudanças da distribuidora de energia.

Os links da redes sociais da Enel Brasil são:

7. Central de ajuda da Enel

A Enel disponibiliza uma página de ajuda no site que responde as perguntas mais frequentes dos consumidores. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

Na página de suporte da empresa você encontrará informações sobre falta de energia, canais de atendimento, desligamento e religamento, etc.

8. Contatos de ouvidoria da Enel

A Enel conta com canais de ouvidoria específicos em cada um dos estados que atua; veja quais são os telefones e também como enviar mensagem através do formulário de contato:

O atendimento dos canais de ouvidoria da Enel por telefone estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Enviar mensagem via formulário:

Também é possível buscar suporte da ouvidoria da empresa de distribuição de energia através de um formulário online. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

Na página do formulário, preencha os campos com as informações pedidas: estado (as opções são CE, RJ e GO), município, assunto, ordem do serviço, número do protocolo de atendimento, nome, número do cliente (sem dígito), e-mail, DDD e telefone, endereço e mensagem.

Dessas, apenas o estado, o município, assunto e mensagem são obrigatórios.

Após preencher tudo corretamente, digite o código de segurança (CAPTCHA) e clique no botão enviar.

Se você é do estado de São Paulo e deseja entrar em contato com a ouvidoria pelo formulário, CLIQUE AQUI e depois preencha os campos com os dados necessários.

Quando acionar a ouvidoria da Enel e qual é o papel dela?

Você deve acionar a ouvidoria da Enel quando a central de relacionamento/SAC da empresa não for capaz de resolver sua demanda de forma satisfatória dentro do prazo determinado.

A ouvidoria é um canal de segunda instância que tem o objetivo de ouvir e tentar resolver problemas/solicitações que os canais convencionais de atendimento não foram capazes de solucionar.

Caso nem mesmo a ouvidoria da Enel seja capaz de resolver em até 15 dias sua manifestação, é indicado que você busque ajuda dos órgãos responsáveis pela defesa do consumidor.

9. Resumo dos contatos da Enel

Veja na tabela a seguir um resumo com alguns dos principais contatos oficiais da Enel abordados no artigo.

Além disso, também listamos contatos que a empresa não disponibiliza para que você não caia em golpes.

Se ficar dúvidas sobre algum dos meios de atendimento abaixo, leia os tópicos do artigo novamente e verá informações mais detalhadas.

Fale com a Enel Contato
SÃO PAULO
Telefone Enel São Paulo (SAC) 0800-72-72-120
Telefone para ligações de emergência 0800-72 72-196
Ligações de emergência fora da área de concessão (11) 2195-2734
0800 para deficientes auditivos 0800-77-28-626
WhatsApp (21) 99601-9608
Telegram @enelclientes
SMS 27373
Ouvidoria 0800-72-73-110
Email de atendimento Não possui
RIO DE JANEIRO
0800 Enel RJ 0800-28-00-120
Telefone para deficientes auditivos 0800-28-21-887
WhatsApp (21) 99601-9608
Telegram @enelclientes
SMS 27389
Ouvidoria 0800-00-120-00
Email de atendimento Não possui
GOIÁS
Telefone Enel Goiás 0800-062-01-96
Contato para deficientes auditivos 0800-28-21-887
WhatsApp (21) 99601-9608
Telegram @enelclientes
Ouvidoria 0800-062-1500
Email de atendimento Não possui
CEARÁ
Número de telefone 0800-28-50-196
Contato para deficientes auditivos 0800-28-21-887
WhatsApp (21) 99601-9608
Telegram @enelclientes
SMS 26816
Ouvidoria 0800-28-041-00
Email de atendimento Não possui

10. Reclamações sobre a Enel Brasil

A Enel é uma das maiores empresas presentes aqui no Brasil quando se fala em geração e distribuição de energia.

Ela atua em quatro estados brasileiros e possui milhões de clientes, o que também gera milhares de reclamações.

Veja quais são as principais queixas dos consumidores sobre a Enel, como ela lida na resolução dos problemas relatados e também como é o suporte dela comparado ao de outras distribuidoras de energia e de serviços essenciais.

Quais são as principais reclamações sobre a Enel?

As principais reclamações sobre a Enel Brasil são sobre cobranças indevidas ou abusivas, falta de energia, mau atendimento, demora para ligar, religar ou desligar a energia/luz, contas chegando atrasadas e sobre dificuldade na troca da titularidade.

Também há uma grande quantidade de reclamações sobre outros assuntos, mas, as citadas acima são as mais comuns e recorrentes em todos os estados.

Como é o atendimento da Enel no Reclame Aqui?

A Enel conta com quatro contas no Reclame Aqui, uma específica para cada estado em que atua.

A equipe de atendimento da empresa responde a grande maioria das solicitações em todos os perfis, porém, a nota média em ambos é mediana ou ruim, variando de 5 a 7 dependendo do estado.

Já a taxa de resolução de problemas da empresa geralmente fica pouco acima dos 60%, que é um valor apenas mediano.

A título de comparação, o atendimento da Cemig, embora também não seja dos melhores, geralmente consegue manter mais de 70% de resolução de problemas.

O atendimento do SAC da Light também se sai melhor que a Enel no Reclame Aqui, pois consegue até 80% de resolução de problemas na plataforma.

Já o atendimento da Sabesp (que atua no segmento de saneamento básico) e de algumas outras empresas de serviços essenciais sequer respondem às solicitações dos consumidores.

Veja a seguir como fazer uma reclamação sobre a Enel caso você esteja passando por algum problema envolvendo a empresa.

Reclamar sobre a Enel

Além dos canais oficiais disponibilizados pela própria Enel, outra forma prática de conseguir suporte é reclamando através dos canais externos Reclame Aqui e Consumidor.gov.br.

Passo a passo para reclamar sobre a Enel no Reclame Aqui:

  1. Entre no site do Reclame Aqui e logue sua conta
  2. Na caixa de buscas, procure por Enel + seu estado
  3. Clique no perfil de seu estado e, dentro dele, em “Reclamar”
  4. Digite o número da instalação (pode ser que no perfil do seu estado não seja necessário)
  5. Escreva o título da Reclamação e depois a mensagem relatando o que aconteceu ou está acontecendo
  6. Adicione o número de telefone que a empresa pode usar para te contatar
  7. Preencha os outros campos necessários
  8. Por fim, clique em enviar reclamação e aguarde a resposta da equipe de atendimento da empresa

Caso a resposta não te ajude, faça réplicas ou então reclame novamente do zero seguindo os mesmos passos

*A ordem dos passos pode mudar um pouco dependendo do estado que você precisa de suporte, porém, de modo geral, eles seguem o mesmo padrão.

Passo a passo para reclamar sobre a Enel no Consumidor.gov.br:

  1. Acesse o site Consumidor.gov.br
  2. Logue sua conta ou então crie uma do zero
  3. Na caixa de buscas, digite Enel + seu estado
  4. Clique no perfil e depois em registrar reclamação
  5. Preencha os campos com as informações necessárias
  6. Publique sua queixa e aguarde a resposta da empresa

Saiba um pouco mais sobre a Enel

Logo da Enel

A Enel, cujo sigla significa “Ente nazionale per l’energia elettrica”, foi fundada em 1962, reunindo diversas pequenas empresas do ramo.

Atualmente, a Enel está presente no Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, tendo clientes residenciais, comerciais, industriais, rurais e do setor público.

Como consultar o número do cliente Enel?

Para consultar o número do cliente Enel acesse a página www.eneldistribuicao.com.br/rj/AcessoRapidoConsultarNumeroDeCliente.aspx e digite o primeiro nome do titular da conta e o número do CPF ou CNPJ.

Como fazer troca de titularidade na Enel?

Para realizar a troca de titularidade da Enel basta acessar o link portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/area-aberta/troca-titularidade/dadospessoais e preencher os formulários exigidos. Caso enfrente algum problema no processo, ligue na central que atende o seu estado para que te auxiliem.

*A Enel, inscrita sob o CNPJ 29.276.612/0001-93, tem sua sede localizada Av. Doutor Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, Barueri – SP.

Outros telefones que podem te ajudar: