Telefone Light: SAC, NÚMERO, 0800, OUVIDORIA

Todas as formas de falar com a Light!

O número de telefone da Light muda de acordo com o tipo de atendimento que você precisa no momento, pois a empresa de energia elétrica conta com canais exclusivos para diferentes assuntos.

Além dos contatos telefônicos, há também outros meios de obter suporte, seja falando com a central, buscando atendimento presencial, relatando problemas em plataformas de reclamação ou em canais de autoatendimento.

A seguir você verá:

  1. SAC Light
  2. Outros telefone da Light
  3. WhatsApp Light
  4. SMS e APP Light
  5. Agências de atendimento da Light
  6. Redes sociais Light
  7. E-mail de atendimento Light
  8. Ouvidoria Light
  9. Contatos da Light
  10. Reclamações sobre a Light

São várias formas de buscar suporte e também de conseguir informações úteis sobre a distribuidora de energia elétrica que atua no RJ.

*Apesar de possuir muitos contatos, nem sempre é fácil falar com a central da empresa.

1. Qual é o número de telefone da Light?

O número de telefone da Light é o 0800-021-0196. Ele é destinado a quem deseja relatar falta de luz ou tratar de outros assuntos.

Além da falta de luz, você também poderá falar dos seguintes temas:

  • Fios partidos ou com problema
  • Postes danificados
  • Transformadores com defeito
  • Galho de árvore ou objetos sobre a rede
  • Oscilação de tensão
  • Caixa subterrânea (pegando fogo, inundada, com tampa solta ou danificada)
  • Rede ou medidor pegando fogo
  • Denunciar ligações clandestinas e fraudes

Qual é o SAC da Light voltado aos deficientes auditivos ou de fala?

O SAC Light para deficientes auditivos ou de fala é o 0800-285-2453.

Ao ligar nele o consumidor poderá tratar de assuntos gerais envolvendo a empresa de distribuição de energia.

Tanto o número comum quanto o voltado aos deficientes auditivos ou de fala atendem 24 horas por dia, sete dias por semana.

2. Outros números de telefone 0800 da Light

Além do contato destinado a falta de luz e assuntos gerais, a Light também conta com outros números de telefone 0800 destinados a assuntos específicos; veja quais são:

No Disque-Light Comercial você poderá buscar informações sobre:

  • Serviços e produtos
  • Valor da Conta
  • 2ª via Light
  • Atualização de dados cadastrais
  • Cadastro da conta em débito automático
  • Alteração do dia de vencimento da conta
  • Solicitação de serviços (desligamento, encerramento de contrato, religação, etc)

Os dois números acima estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

3. Qual é o número de WhatsApp da Light?

O WhatsApp da Light está disponível no número +55 (21) 99981-6059.

Para ter acesso ao WhatsApp da empresa, adicione o número (21) 99981-6059 aos contatos. Outra opção é CLICAR AQUI.

Ao abrir o app de mensagens com o contato acima, envie um “Olá” e tire as dúvidas com a assistente virtual.

4. SMS e APP da Light

Também é possível buscar suporte da Light via SMS ou através do app oficial que ela possui. Veja como usar os dois canais.

SMS:

Caso esteja sem luz, envie um SMS para o número 54448 com o código (sem usar espaço) da sua instalação.

Só é possível enviar no máximo 2 SMS por dia relatando falta de luz.

Aplicativo da Light:

Já o aplicativo da empresa possui algumas opções de autoatendimento.

Ele está disponível para Android e iOS.

  • Para Android: busque no Google Play por “Light Clientes”
  • Para iOS: procure na App Store por “Light Clientes”

Grande parte das opções do aplicativo ainda são voltadas apenas a clientes de baixa tensão. Além disso, infelizmente, ele é bem instável e não é incomum que ele fique fora do ar ou com problemas de funcionamento.

Se ele estiver funcionando corretamente, será possível que você relate falta de luz, consiga o código de barras para pagamento, veja seu histórico de consumo, altere os dados cadastrais, autorize o pagamento por débito automático e faça acompanhamento de serviços.

5. Agências de atendimento da Light

Caso você prefira ou precise de atendimento presencial, a Light conta com algumas agências disponíveis em diferentes regiões do Rio de Janeiro; confira quais são as regiões, os endereços e o horário de funcionamento.

AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO LIGHT
AGÊNCIA ENDEREÇO HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Barra da Tijuca Av. das Américas, 500 – Lojas 107 e 108 – Downtown 08h às 16h
Barra do Piraí Rua Governador Portela, 202 – Centro 08h às 16h
Barra Mansa Av. Joaquim Leite, 577 – Lojas 2 a 5- Figorelle Shoping – Centro 10h30 às 18h30
Belford Roxo Rua Joaquim da Costa Lima, 2.653 – São Bernardo 08h às 16h
Campo Grande Av. Cesário de Melo, 3.489 – Térreo 08h às 16h
Carmo Rua Abreu Magalhães, 44 – Loja 02 – Centro 08h às 12h
Comendador Levy Gasparian Av. Josefina Gasparian, 61 – Loja 10 – Centro 08h às 12h
Copacabana Rua Barão de Ipanema, 32 08h às 16h
Duque de Caxias Av. Perimetral Professor José de Souza Herdy, 1216 – Lojas 236 a 239 – Shopping Unigranrio 08h30 às 16h30
Engenheiro Paulo de Frontin Rua Salles Georges, 100 – Centro 08h às 12h
Itaguaí Av. Deputado Otavio Cabral, 452 – Centro 08h às 16h
Jacarepaguá Av. Genemário Dantas, 1400 – SS 121 a SS 123 -Shopping Quality 08h às 16h
Japeri Praça Olavo Bilac, s/nº – Engenheiro Pedreira 08h às 17h
Madureira Estrada do Portela, 222 – Loja 285 – Madureira Shopping 08h às 16h
Marechal Floriano Av. Marechal Floriano, 168 08h às 16h
Mendes Rua Maria Estela de Almeida Moura, 12 – Centro 08h às 12h
Mesquita Rua Goiás, 113 – Centro 08h às 16h
Miguel Pereira Rua Luiz Pamplona, 247 – Centro 08h às 17h
Nilópolis Praça Nilo Peçanha 22 – Centro 08h às 16h
Nova Iguaçu Rua Doutor Luiz Guimarães, 310 – Centro 08h às 16h
Paracambi Av. Presidente João Goularte, 108 – Centro 08h às 17h
Paraíba do Sul Rua Visconde do Rio Novo, 305 – Centro 08h às 17h
Paty dos Alferes Rua Coronel Manoel Bernardes, 115 – Loja 02 – Centro 08h às 17h
Penha Av. Braz de Pina, 148 – Lojas 235 à 238 09h às 17h
Pinheiral Rua Domingos Mariano, 29- Centro 08h às 17h
Piraí Rua Santos Dumont, 156 – Box 5 – Casa do Trabalhador de Piraí 08h às 17h
Quatis Rua Faustino Pinheiro, 205 – Centro – Prefeitura 08h às 12h
Queimados Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 642 – Centro 08h às 16h
Rio Claro Rua Antonio Grijó Filho, 300 – Centro 08h às 12h
Rio das Flores Rua Eurico de Castro, 5 – Centro 08h às 12h
São João de Meriti Rua Gessyr Gonçalves Fontes, 197 – Centro 08h às 16h
Sapucaia Rua Maurício de Abreu, 184 – Centro 08h às 17h
Seropédica Rua Maria Augusta Grijo, 2 – Loja 2 – Centro 08h às 17h
Três Rios Rua Barão do Rio Branco, 303 – Loja 41 – Centro – Shopping Américo Silva 10h às 18h
Valença Rua Padre Luna, 43 A – Centro 08h às 16h
Vassouras Rua Velho Avelar, 151 – Centro 08h às 17h
Volta Redonda Avenida Amaral Peixoto, 603 – Centro 08h às 16h

*Por causa da pandemia, os horários de funcionamento das agências podem mudar de uma hora para outra. Além disso, é obrigatório o uso de máscara no local.

Agência virtual:

Também há uma agência virtual que disponibiliza diversas opções. Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

6. Redes sociais da Light

Outra forma de buscar suporte da Light é através do Facebook e do Twitter, já que ela responde algumas questões nas duas plataformas, porém, a maioria delas será através da assistente virtual.

Pelo Facebook e Twitter você poderá:

  • Relatar falta de luz
  • Informar sobre emergências (postes danificados, galhos em cima dos fios, necessidade de poda, etc)
  • Denunciar ligações clandestinas
  • Pedir análise da conta de luz
  • Pedir religação da sua rede
  • Acompanhar solicitações
  • Aderir ao pagamento da conta por débito automático
  • Alterar a data de vencimento da fatura

Para ser atendido(a) através das redes sociais, é necessário enviar mensagem inbox com alguns dados: nome completo do titular da conta, CPF, endereço e número da instalação de energia.

E, além de serem um meio de você buscar atendimento, os perfis também são boas opções para que você fique por dentro das principais mudanças da empresa.

Veja abaixo quais são os links das principais redes sociais da Light:

Dica: se quiser relatar falta de luz pelo Twitter, envie por inbox #luz e o número de instalação que vem na sua conta; exemplo: #luz 1111111111.

7. Existe algum contato de e-mail para falar com a Light?

Não, até o momento a Light ainda não disponibiliza nenhum contato de e-mail oficial voltado ao atendimento tradicional do consumidor, disponibilizando apenas um e-mail de ouvidoria, que é um canal de segunda instância.

*Se receber e-mails com links suspeitos de pessoas se passando pela distribuidora de energia, não clique neles, bloqueie o contato de e-mail e denuncie na central da Light.

8. Telefone e e-mail da ouvidoria da Light

A ouvidoria da Light está disponível no telefone 0800-284-0182, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e também no e-mail [email protected].

Antes de buscar atendimento na ouvidoria da empresa é necessário:

  1. Entrar em contato com algum dos canais de atendimento que ela disponibiliza
  2. Anotar o número do protocolo de atendimento e aguardar o prazo para a resolução da sua solicitação
  3. Após o prazo, entrar em contato usando o número do protocolo

Caso opte pelo contato via e-mail é necessário anexar à mensagem:

  • Nome completo e informar se é titular do imóvel
  • O número do RG e do CPF
  • O número de telefone
  • O número do protocolo de atendimento
  • O código da instalação
  • O código do cliente
  • O tipo de atendimento que você precisa (reclamação, denúncia, informação, sugestão ou elogio)

Quando acionar a ouvidoria da Light e qual é o papel dela?

Você só deve acionar a ouvidoria da Light após buscar resolver algo nos canais tradicionais de atendimento e não conseguir nenhuma solução satisfatória dentro do prazo determinado pela equipe da central.

A ouvidoria é um canal de segunda instância que tem o objetivo de ouvir e tentar resolver problemas/solicitações que os canais convencionais não foram capazes de solucionar.

Ou seja, se nem mesmo a ouvidoria for capaz de responder ou resolver sua manifestação após 15 dias, é indicado que você busque ajuda do Procon de sua região.

9. Contatos da Light

Confira na tabela a seguir um resumo com os principais contatos oficiais para falar com a equipe de atendimento da Light ou obter informações através de canais de autoatendimento.

Além disso, também listamos contatos que a empresa de energia não disponibiliza para que você não caia em golpes.

Fale com a Light Contato
Telefone Light (SAC) 0800-021-0196
SAC para deficientes auditivos 0800-285-2453
Emergência Grandes Clientes 0800-282-1380
Disque-Light Comercial 0800-282-0120
WhatsApp +55 (21) 99981-6059
SMS 54448
Email de atendimento Não possui
Ouvidoria por telefone 0800-284-0182
Ouvidoria por email [email protected]

Ficou em dúvida sobre algum dos meios de atendimento acima? Leia os tópicos do artigo novamente e verá informações mais detalhadas.

10. Reclamações sobre a Light

Por ser a maior distribuidora de energia do estado do Rio de Janeiro, é comum que a Light acumule um grande número de reclamações de clientes insatisfeitos.

A maioria dessas reclamações estão no Reclame Aqui e também no Consumidor.gov.br.

Veja quais são queixas mais comuns dos consumidores, como a empresa lida na resolução delas, como é o suporte dela comparado ao de outras distribuidoras de energia e também como fazer uma reclamação.

Quais são as principais reclamações sobre a Light?

As principais reclamações sobre o Light são relacionadas a falta de luz, cobranças indevidas, contas com valores abusivos, corte da energia elétrica sem nenhum aviso prévio, quedas de tensão e queima de aparelhos elétricos e mau atendimento por parte dos prestadores de serviços.

Também há um grande número de reclamações sobre demora para responder nos canais de atendimento, demora para enviar os prestadores de serviço aos locais sem energia (ou com algum outro tipo de problema), demora para confirmar o pagamento da conta, etc.

Existem outros diversos tipos de problemas relatados, mas, os citados acima são os mais comuns e recorrentes.

Como é o atendimento da Light no Reclame Aqui?

Embora acumule alguns bons milhares de reclamações no Reclame Aqui, a equipe de atendimento da Light responde praticamente todas na plataforma.

A nota média da empresa geralmente varia de 7 a 8, o que é um bom valor. Já o índice de resolução de problemas geralmente se mantém entre 70% e 80%, que também é um bom número, principalmente levando em conta o setor que ela atua.

No Reclame Aqui, a Light se sai melhor do que a Cemig e bem melhor do que o da Enel. O atendimento da Energisa e o atendimento da EDP na plataforma são os que mais se aproximam ao dela, porém, ainda assim contam com números inferiores.

Já o atendimento do SAC da CPFL, do SAC da Coelba e o suporte da grande maioria das outros negócios do setor de energia elétrica que atuam no Brasil deixam bastante a desejar no portal.

Reclamar sobre a Light

Além dos dos canais de suporte da própria Light, outra forma prática de conseguir suporte é reclamando no Reclame Aqui e no Consumidor.gov.br.

Confira a seguir o passo a passo de como se queixar nas plataformas.

Reclame Aqui:

  1. Acesse o perfil da Light no Reclame Aqui CLICANDO AQUI
  2. Logue sua conta no portal e, dentro do perfil da empresa, clique no botão “Reclamar”
  3. Digite o endereço do imóvel, o código do cliente e o número do RG
  4. Escreva o título da queixa e a mensagem relatando seu problema
  5. Adicione o número de telefone que a Light pode usar para entrar em contato com você
  6. Selecione a categoria do seu problema e depois as outra opções que aparecem
  7. Por fim, clique em “Enviar reclamação” e aguarde a resposta da equipe de atendimento da empresa
  8. Se a resposta não te auxiliar, faça réplicas ou então reclame novamente seguindo o passo a passo

Consumidor.gov.br:

  1. CLIQUE AQUI para acessar o perfil da Light no Consumidor.gov.br
  2. Logue sua conta na plataforma ou crie uma, caso ainda não tenha
  3. Clique em registrar reclamação
  4. Preencha os campos com as informações pedidas
  5. Publique sua queixa e aguarde a resposta da empresa

Saiba um pouco mais da Light

Logo da Light

Desde o início do século passado, os negócios da Light se estendiam por diversas áreas no Rio de Janeiro e São Paulo.

Ela atuava em serviços de gás, telefonia, eletricidade e até nos transportes: era responsável pelos bondes elétricos, na época o principal meio de locomoção.

Atualmente, com sede na cidade do Rio de Janeiro, o Grupo Light é constituído por diversas empresas, e possui uma estrutura que inclui cinco usinas hidrelétricas, com capacidade instalada de 852 MW.

Entenda sua conta Ligth

Caso tenha dúvida sobre sua conta de energia elétrica, a Light disponibiliza uma página detalhando cada um dos itens presentes nela. Acesse www.light.com.br/para-residencias/Sua-Conta/entenda-sua-conta.aspx e confira.

Onde pagar a conta de energia da Light?

A Light oferece diversas maneiras para pagar sua conta de luz, entre elas: débito automático, agência virtual Light, cartões de débito (Visa, Mastercard e Elo), casas lotéricas e bancos conveniados (na boca do caixa, nas centrais de autoatendimento ou por meio do Internet Banking).

O serviço de pagamento no débito está disponível nas agências: Barra da Tijuca, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Campo Grande, Caxias, Copacabana, Itaguaí, Jacarepaguá, Madureira, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Penha, Queimados, Marechal Floriano, São João do Meriti, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Outros contatos que podem te ajudar: