Ouvidoria Light, SAC, Telefone, Número

Todas as formas de falar com a Light!

O telefone da Light para falar com a central de atendimento muda de acordo com o tipo de solicitação que você precisa fazer no momento.

A empresa de energia elétrica conta com um SAC 0800 geral e também com outros dois contatos, sendo um exclusivo para deficientes auditivos ou de fala e um voltado aos grandes clientes.

Além dos contatos telefônicos, você também pode buscar suporte da empresa através do WhatsApp, ouvidoria (em último caso), pelos aplicativos, presencialmente, em canais externos, etc.

A seguir você verá:

  1. Telefone Light
  2. Telefone Light 0800 para grandes clientes
  3. WhatsApp Light
  4. E-mail Light
  5. Chat Light
  6. SMS e App Light
  7. Agências de atendimento da Light
  8. Ouvidoria Light
  9. Redes sociais Light
  10. Contatos Light
  11. Reclamações sobre a Light

Veja abaixo como falar com a Light por diferentes canais de suporte e busque ajuda dos especialistas da empresa de distribuição de energia elétrica sempre que precisar.

*Apesar de possuir muitos contatos, nem sempre é fácil falar com a central da empresa.

1. Qual é o telefone da Light?

O número de telefone da Light é 0800-021-0196.

Ele atende 24 horas, todos os dias da semana, e é destinado a quem deseja relatar falta de luz ou tratar de outros assuntos.

Ao ligar no SAC Light, você terá disponível:

  • Digite 1: se quiser informar riscos de acidente como fios partidos ou postes danificados
  • Digite 2: se quiser registrar falta de luz no seu imóvel
  • Digite 3: para solicitar segunda via ou outros serviços da sua conta
  • Digite 4: se quiser pedir uma nova instalação, trocar o nome da conta ou buscar outras informações sobre o seu contrato
  • Digite 5: se quiser falar com um atendente

Selecione a opção que melhor se encaixa na sua necessidade e aguarde até que um atendente da empresa de distribuição de energia esteja disponível para te auxiliar.

Qual é o SAC da Light voltado aos deficientes auditivos ou de fala?

O SAC Light para deficientes auditivos ou de fala é o 0800-285-2453.

Ao ligar nele o consumidor poderá tratar de assuntos gerais envolvendo a empresa de distribuição de energia.

Tanto o número comum quanto o voltado aos deficientes auditivos ou de fala atendem 24 horas por dia, sete dias por semana.

2. Telefone Light 0800 para grandes clientes

Também há um telefone 0800 da Light voltado a emergências dos grandes clientes; ele é: 0800-282-1380.

Ao ligar no contato em questão, selecione uma das opções passadas pela gravação e aguarde até que um especialista esteja disponível.

Além disso, tenha em mãos o número do CNPJ da instalação, pois isso agilizará o suporte.

3. Qual é o número de WhatsApp da Light?

O número do WhatsApp da Light é +55 (21) 99981-6059. Ele atende em todo estado do Rio de Janeiro e também nas demais regiões do país.

Para ter acesso ao canal da empresa no aplicativo, adicione o número +55 (21) 99981-6059 aos contatos do seu smartphone.

Outra opção é CLICAR AQUI caso você queira ir diretamente até o perfil.

Já no perfil, envie um “Olá” e aguarde o carregamento da mensagem automática.

As opções iniciais do WhatsApp Light são:

  1. Cliente residencial e comercial de pequeno porte
  2. Cliente residencial e comercial de grande porte

Selecione o perfil em que você se enquadra e depois o tipo de suporte que você precisa; as opções são: segunda via da conta, religação, parcelamento de débitos, campanha de negociação, atendimento hora marcada, outros serviços.

Continue seguindo os passos da assistente virtual Lia até conseguir a ajuda que necessita.

4. Existe também algum contato de e-mail para falar com a Light?

Não, até o momento a Light ainda não disponibiliza nenhum contato de e-mail oficial voltado ao atendimento tradicional do consumidor, disponibilizando apenas um e-mail de ouvidoria, que é um canal de segunda instância.

*Se receber e-mails com links suspeitos de pessoas se passando pela distribuidora de energia, não clique neles, bloqueie o contato de e-mail e denuncie na central da Light.

5. Chat da Light

A Light também disponibiliza um canal de chat online que fica disponível em várias páginas do site.

Se quiser acessá-lo, CLIQUE AQUI; ele está no canto inferior da página.

O chat da Light fica disponível 24 horas, todos os dias da semana, porém, responde apenas através da assistente virtual, Lia.

6. SMS e App da Light

Também é possível buscar suporte da Light via SMS ou através do app oficial que ela possui.

Veja como usar os dois canais.

SMS

Caso esteja sem luz, envie um SMS para o número 54448 com o código (sem usar espaço) da sua instalação.

Só é possível enviar no máximo 2 SMS por dia relatando falta de luz.

Aplicativo da Light

Já o aplicativo da empresa possui algumas opções de autoatendimento.

Ele está disponível para Android e iOS:

  • Para Android: busque no Google Play por “Light Clientes” ou CLIQUE AQUI
  • Para iOS: procure na App Store por “Light” ou CLIQUE AQUI

Grande parte das opções do aplicativo ainda são voltadas apenas a clientes de baixa tensão.

Além disso, infelizmente, ele é bem instável e não é incomum que ele fique fora do ar ou com problemas de funcionamento.

Se ele estiver funcionando corretamente, será possível que você relate falta de luz, consiga o código de barras para pagamento, veja seu histórico de consumo, altere os dados cadastrais, autorize o pagamento por débito automático e faça acompanhamento de serviços.

7. Agências de atendimento presencial da Light

Caso você prefira ou precise de atendimento presencial, a Light conta com algumas agências disponíveis em diferentes regiões do Rio de Janeiro; confira quais são as regiões, os endereços e o horário de funcionamento.

AGÊNCIAS DE ATENDIMENTO LIGHT
AGÊNCIA ENDEREÇO HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Barra da Tijuca Av. das Américas, 500 – Lojas 107 e 108 – Downtown 08h às 16h
Barra do Piraí Rua Governador Portela, 202 – Centro 08h às 16h
Barra Mansa Av. Joaquim Leite, 577 – Lojas 2 a 5- Figorelle Shoping – Centro 10h30 às 18h30
Belford Roxo Rua Joaquim da Costa Lima, 2.653 – São Bernardo 08h às 16h
Campo Grande Av. Cesário de Melo, 3.489 – Térreo 08h às 16h
Carmo Rua Abreu Magalhães, 44 – Loja 02 – Centro 08h às 12h
Comendador Levy Gasparian Av. Josefina Gasparian, 61 – Loja 10 – Centro 08h às 12h
Copacabana Rua Barão de Ipanema, 32 08h às 16h
Duque de Caxias Av. Perimetral Professor José de Souza Herdy, 1216 – Lojas 236 a 239 – Shopping Unigranrio 08h30 às 16h30
Engenheiro Paulo de Frontin Rua Salles Georges, 100 – Centro 08h às 12h
Itaguaí Av. Deputado Otavio Cabral, 452 – Centro 08h às 16h
Jacarepaguá Av. Genemário Dantas, 1400 – SS 121 a SS 123 -Shopping Quality 08h às 16h
Japeri Praça Olavo Bilac, s/nº – Engenheiro Pedreira 08h às 17h
Madureira Estrada do Portela, 222 – Loja 285 – Madureira Shopping 08h às 16h
Marechal Floriano Av. Marechal Floriano, 168 08h às 16h
Mendes Rua Maria Estela de Almeida Moura, 12 – Centro 08h às 12h
Mesquita Rua Goiás, 113 – Centro 08h às 16h
Miguel Pereira Rua Luiz Pamplona, 247 – Centro 08h às 17h
Nilópolis Praça Nilo Peçanha 22 – Centro 08h às 16h
Nova Iguaçu Rua Doutor Luiz Guimarães, 310 – Centro 08h às 16h
Paracambi Av. Presidente João Goularte, 108 – Centro 08h às 17h
Paraíba do Sul Rua Visconde do Rio Novo, 305 – Centro 08h às 17h
Paty dos Alferes Rua Coronel Manoel Bernardes, 115 – Loja 02 – Centro 08h às 17h
Penha Av. Braz de Pina, 148 – Lojas 235 à 238 09h às 17h
Pinheiral Rua Domingos Mariano, 29- Centro 08h às 17h
Piraí Rua Santos Dumont, 156 – Box 5 – Casa do Trabalhador de Piraí 08h às 17h
Quatis Rua Faustino Pinheiro, 205 – Centro – Prefeitura 08h às 12h
Queimados Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 642 – Centro 08h às 16h
Rio Claro Rua Antonio Grijó Filho, 300 – Centro 08h às 12h
Rio das Flores Rua Eurico de Castro, 5 – Centro 08h às 12h
São João de Meriti Rua Gessyr Gonçalves Fontes, 197 – Centro 08h às 16h
Sapucaia Rua Maurício de Abreu, 184 – Centro 08h às 17h
Seropédica Rua Maria Augusta Grijo, 2 – Loja 2 – Centro 08h às 17h
Três Rios Rua Barão do Rio Branco, 303 – Loja 41 – Centro – Shopping Américo Silva 10h às 18h
Valença Rua Padre Luna, 43 A – Centro 08h às 16h
Vassouras Rua Velho Avelar, 151 – Centro 08h às 17h
Volta Redonda Avenida Amaral Peixoto, 603 – Centro 08h às 16h

Agência virtual Light

Também há uma agência virtual que disponibiliza diversas opções.

Para acessá-la, CLIQUE AQUI.

8. Qual é a ouvidoria da Light?

O telefone da Ouvidoria da Light é 0800-284-0182.

Ele atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Outra forma de contatar o canal da distribuidora de energia é escrevendo para o e-mail [email protected].

Antes de buscar atendimento na ouvidoria da empresa é necessário:

  1. Entrar em contato com algum dos canais de atendimento que ela disponibiliza
  2. Anotar o número do protocolo de atendimento e aguardar o prazo para a resolução da sua solicitação
  3. Após o prazo, entrar em contato usando o número do protocolo

Caso opte pelo contato via e-mail é necessário anexar à mensagem:

  • Nome completo e informar se é titular do imóvel
  • O número do RG e do CPF
  • O número de telefone
  • O número do protocolo de atendimento
  • O código da instalação
  • O código do cliente
  • O tipo de atendimento que você precisa (reclamação, denúncia, informação, sugestão ou elogio)

Quando acionar a Ouvidoria Light e qual é o papel dela?

Você só deve acionar a Ouvidoria Light após buscar ajuda dos canais tradicionais de atendimento e não conseguir nenhuma solução satisfatória dentro do prazo determinado pelos atendentes.

Ela é um canal de segunda instância em que os ouvidores possuem o papel de tentar resolver problemas/solicitações que a central convencional não conseguiu.

Ou seja, se nem mesmo os ouvidores forem capazes de resolver sua manifestação após o prazo de 15 dias úteis, é indicado que você busque ajuda do Procon de sua região.

9. Redes sociais da Light

Outra forma de buscar suporte da Light é através do Facebook e do Twitter, já que ela responde algumas questões nas duas plataformas, porém, a maioria delas será através da assistente virtual.

Pelo Facebook e Twitter você poderá:

  • Relatar falta de luz
  • Informar sobre emergências (postes danificados, galhos em cima dos fios, necessidade de poda, etc)
  • Denunciar ligações clandestinas
  • Pedir análise da conta de luz
  • Pedir religação da sua rede
  • Acompanhar solicitações
  • Aderir ao pagamento da conta por débito automático
  • Alterar a data de vencimento da fatura

Para ser atendido(a) através das redes sociais, é necessário enviar mensagem inbox com alguns dados: nome completo do titular da conta, CPF, endereço e número da instalação de energia.

E, além de serem um meio de você buscar atendimento, os perfis também são boas opções para que você fique por dentro das principais mudanças da empresa.

Estas são as principais redes sociais da Light:

Dica: se quiser relatar falta de luz pelo Twitter, envie por inbox #luz e o número de instalação que vem na sua conta; exemplo: #luz 1111111111.

10. Contatos da Light

Confira na tabela a seguir um resumo com os principais contatos oficiais para falar com a equipe de atendimento da Light ou obter informações através de canais de autoatendimento.

Além disso, também listamos contatos que a empresa de energia não disponibiliza para que você não caia em golpes.

Fale com a Light Contato
Light telefone (SAC) 0800-021-0196
Light telefone (Deficientes auditivos ou de fala) 0800-285-2453
SAC Light (Emergência Grandes Clientes) 0800-282-1380
WhatsApp Light +55 (21) 99981-6059
E-mail de atendimento Não possui
Chat online Dentro do site
SMS 54448
Agências de atendimento presencial Leia o tópico 7
Ouvidoria por e-mail [email protected]
Ouvidoria Light 0800-284-0182

Ficou em dúvida sobre algum dos meios de atendimento acima?

Leia os tópicos do artigo novamente e verá informações mais detalhadas.

11. Reclamações sobre a Light

Por ser a maior distribuidora de energia do estado do Rio de Janeiro, é comum que a Light acumule um grande número de reclamações de clientes insatisfeitos.

A maioria dessas reclamações estão no Reclame Aqui e também no Consumidor.gov.br.

Veja quais são queixas mais comuns dos consumidores, como a empresa lida na resolução delas, como é o suporte dela comparado ao de outras distribuidoras de energia e também como fazer uma reclamação.

Quais são as principais reclamações sobre a Light?

As principais reclamações sobre o Light são relacionadas a falta de luz, cobranças indevidas, contas com valores abusivos, corte da energia elétrica sem nenhum aviso prévio, quedas de tensão e queima de aparelhos elétricos e mau atendimento por parte dos prestadores de serviços.

Também há um grande número de reclamações sobre demora para responder nos canais de atendimento, demora para enviar os prestadores de serviço aos locais sem energia (ou com algum outro tipo de problema), demora para confirmar o pagamento da conta, etc.

Existem outros diversos tipos de problemas relatados, mas, os citados acima são os mais comuns e recorrentes.

Como é o atendimento da Light no Reclame Aqui?

Embora acumule alguns bons milhares de reclamações no Reclame Aqui, a equipe de atendimento da Light responde praticamente todas na plataforma.

A nota média da empresa geralmente fica acima dos 6 de 10, o que é um resultado regular.

Já o índice de resolução de problemas geralmente se mantém acima dos 71%, o que é um bom índice, principalmente levando em conta o setor em que ela atua.

No Reclame Aqui, o suporte da Light se sai melhor que o que o da Cemig e que o da Enel de algumas regiões (sendo inferior ao de outras).

Enquanto isso, geralmente os índices conquistados pelo atendimento Energisa e pelo atendimento da EDP são semelhantes aos dela.

Já o atendimento do SAC da CPFL, do SAC da Coelba são superiores, pois os especialistas das duas conseguem resolver até mais de 80% dos problemas relatados.

Esses são apenas alguns dos exemplos, pois existem outros negócios do setor de energia elétrica que atuam no Brasil que também respondem no Reclame Aqui.

Como reclamar sobre a Light

Além dos dos canais de suporte da própria Light, outra forma prática de conseguir suporte é reclamando no Reclame Aqui e no Consumidor.gov.br.

Confira a seguir o passo a passo de como se queixar nas plataformas.

Reclame Aqui:

  1. Acesse o perfil da Light no Reclame Aqui, CLICANDO AQUI
  2. Logue sua conta no portal e, dentro do perfil da empresa, clique no botão “Reclamar”
  3. Digite o endereço do imóvel, o código do cliente e o número do RG
  4. Escreva o título da queixa e a mensagem relatando seu problema
  5. Adicione o número de telefone que a Light pode usar para entrar em contato com você
  6. Selecione a categoria do seu problema e depois as outra opções que aparecem
  7. Por fim, clique em “Enviar reclamação” e aguarde a resposta da equipe de atendimento da empresa
  8. Se a resposta não te auxiliar, faça réplicas ou então reclame novamente seguindo o passo a passo

Consumidor.gov.br:

  1. CLIQUE AQUI para acessar o perfil da Light no Consumidor.gov.br
  2. Logue sua conta na plataforma ou crie uma, caso ainda não tenha
  3. Clique em registrar reclamação
  4. Preencha os campos com as informações pedidas
  5. Publique sua queixa e aguarde a resposta da empresa

Saiba um pouco mais da Light

Logo da Light

Desde o início do século passado, os negócios da Light se estendiam por diversas áreas no Rio de Janeiro e São Paulo.

Ela atuava em serviços de gás, telefonia, eletricidade e até nos transportes: era responsável pelos bondes elétricos, na época o principal meio de locomoção.

Atualmente, com sede na cidade do Rio de Janeiro, o Grupo Light é constituído por diversas empresas, e possui uma estrutura que inclui cinco usinas hidrelétricas, com capacidade instalada de 852 MW.

Entenda sua conta Ligth

Caso tenha dúvida sobre sua conta de energia elétrica, a Light disponibiliza uma página detalhando cada um dos itens presentes nela.

Acesse ESSA PÁGINA e confira.

Onde pagar a conta de energia da Light?

A Light oferece diversas maneiras para pagar sua conta de luz, entre elas: débito automático, agência virtual Light, cartões de débito (Visa, Mastercard e Elo), casas lotéricas e bancos conveniados (na boca do caixa, nas centrais de autoatendimento ou por meio do Internet Banking).

O serviço de pagamento no débito está disponível nas agências: Barra da Tijuca, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Campo Grande, Caxias, Copacabana, Itaguaí, Jacarepaguá, Madureira, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Penha, Queimados, Marechal Floriano, São João do Meriti, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

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Tales Almeida
Mineiro, empreendedor, especialista em redação para web e autodidata, que usa seu tempo livre para conhecer novas técnicas de comunicação para o universo online. Tales trabalha desde os seus 11 anos, sempre procurando evoluir, e acabou encontrando na internet um caminho para tal. No site Abri, ele faz pesquisas constantes sobre a atuação nas empresas quando diz respeito a seus atendimentos e à prestação de seus serviços.

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