Telefone Cemig: E-MAIL, OUVIDORIA, NÚMERO, WHATSAPP

Do aplicativo à ouvidoria da Cemig, tudo detalhado para você conseguir contato com a empresa!

O número de telefone da Cemig varia de acordo com o estado em que você está, pois a Companhia Energética de Minas Gerais conta com um contato específico para MG e com um 0800 para os demais estados do Brasil.

Além do telefone, você também pode buscar suporte da companhia de energia de diversas outras formas, sejam em canais eletrônicos, aplicativo ou presencialmente.

Veja quais são todas as opções de atendimento e utilize a que for mais cômoda para você no momento.

A seguir você verá:

  1. Telefone Cemig
  2. WhatsApp Cemig
  3. Aplicativo e site Cemig Atende
  4. Chat Cemig
  5. SMS Cemig
  6. Atendimento presencial da Cemig
  7. E-mails corporativos da Cemig
  8. Ouvidoria Cemig
  9. Redes sociais Cemig
  10. Contatos da Cemig
  11. Reclamações sobre a Cemig

A empresa possui diversos canais de atendimento e todos foram detalhados nos tópicos do artigo!

1. Qual é o número de telefone da Cemig?

Há três opções de números de telefone da Cemig para falar com o SAC: 116, para o estado de Minas Gerais, 0800-721-0116, para os demais estados do Brasil; e 0800-723-8007, para deficientes auditivos ou de fala.

Ao ligar no SAC Cemig, fale em poucas palavras o tema que você precisa de ajuda e aguarde as instruções da gravação.

Realizando esse processo você conseguirá tanto informações rápidas e automáticas através da assistente virtual quanto falar com um atendente caso seja necessário.

Telefone Cemig para negociação de dívida

Além dos contatos do SAC tradicional, a Cemig também disponibiliza um canal exclusivo para negociação de dívidas pelo número 0800-721-7003. Ele está disponível de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h.

2. Qual é o número do WhatsApp da Cemig?

O número de WhatsApp da Cemig é +55 (31) 3506-1160. Ele presta suporte eletrônico em Minas Gerais e também nos outros estados do Brasil, todos os dias da semana, 24 horas.

Se quiser acionar o canal da empresa no app, adicione o número +55 (31) 3506-1160 aos contatos da sua agenda, ou então, CLIQUE AQUI.

Depois, já no perfil, envie mensagens curtas sobre sua dúvida/demanda e veja se a assistente virtual é capaz de te ajudar.

No WhatsApp Cemig você conseguirá ajuda sobre:

  • Falta de energia
  • Religação de energia
  • Segunda via da conta
  • Informações relacionadas à leitura
  • Outros tipos de assuntos

Embora as respostas sejam apenas por parte de uma assistente virtual, é provável que alguma das informações passadas por ela te ajude.

3. Central de atendimento da Cemig pelo aplicativo

A companhia de energia elétrica também possui um aplicativo chamado Cemig Atende (também há um site com esse foco) que está disponível para Android e iOS.

Ele tem o objetivo de trazer comodidade aos consumidores para que eles solicitem serviços diretamente pelo celular. Veja como baixar o aplicativo para ambos os sistemas operacionais:

Afinal, como usar e para que serve o Cemig Atende?

Para usar o aplicativo você deve logar sua conta (caso ainda não tenha, basta criar uma), ou então informar o CPF/CNPJ do titular e o número do cliente que consta em sua conta de energia. Após realizar esse processo, você terá acesso aos seguintes serviços:

  • Alteração de vencimento
  • Alterar endereço de entrega
  • Código de barras
  • Conheça a Cemig
  • Conta por e-mail
  • Corte para conserto
  • Declaração de quitação
  • Dicas de economia
  • Estou sem luz
  • Fale com a Cemig
  • Histórico de atendimento
  • Histórico de contas
  • Informar conta paga
  • Informar leitura
  • Meus débitos
  • Mudança de local do medidor
  • Pagamento de contas
  • Poda de árvore
  • Ressarcir danos
  • Segunda via Cemig
  • Troca de disjuntor

*As opções de suporte e serviços podem mudar de acordo com as atualizações do aplicativo.

4. Chat da Cemig

Outra opção para buscar suporte da Cemig de maneira online é através do chat. Para acessá-lo, vá até o site oficial da empresa de energia: www.cemig.com.br, e clique no balão de conversa que fica no canto inferior direito da página.

Após a janela do chat abrir, clique em “Iniciar conversa” e selecione a opção que mais tenha a ver com o que você precisa no momento.

No chat há as seguintes opções:

  • Segunda via de conta
  • Histórico de faturas
  • Religação
  • Falta de energia
  • Meus débitos
  • Outros serviços

Todo o atendimento é prestado pela assistente virtual. Não há possibilidade de falar com um humano pelo chat.

5. SMS da Cemig

Outra opção para conseguir informações rápidas é enviando um SMS para o número 29810.

Ao enviar um torpedo para o 29810, você terá acesso às opções:

  • Falta de energia
  • Segunda via de conta
  • Informação leitura

Após selecionar a opção que tenha a ver com o tipo de informação que você precisa, receberá uma resposta solicitando o CPF do titular da conta de energia (ou CNPJ, caso seja empresa). Digite sem pontuações o número do documento e aguarde a resposta da assistente virtual.

6. Atendimento presencial da Cemig

Caso você não consiga resolver sua demanda em nenhum dos canais de atendimento da Companhia Energética de Minas Gerais, você também pode buscar suporte presencial.

Para ver se sua região conta com um posto de atendimento, acesse www.cemig.com.br/atendimento/locais-de-atendimento, digite o nome de sua cidade (ou da cidade mais próxima de você) e clique no botão “BUSCAR”. Assim, você terá acesso ao endereço completo e horário de funcionamento do local.

7. Contatos de e-mail da Cemig

A Cemig também possui alguns e-mails para tratar assuntos corporativos (eles não respondem pessoas físicas ou solicitações tradicionais), veja quais são, para que eles servem e como usá-los!

E-mail de atendimento para clientes corporativos: [email protected].

Esse e-mail permite que clientes corporativos tirem dúvidas, façam críticas ou deem sugestões.

E-mail para compra ou venda de energia para o mercado livre:

Não se esqueça de se informar no seu e-mail: nome da empresa que deseja se tornar parceira da Cemig, número do cliente (se possuir), seu nome, telefone ou e-mail de contato, cidade onde a unidade da empresa está localizada e o assunto a ser tratado.

8. Quais são os contatos da ouvidoria da Cemig?

A Ouvidoria Cemig atende no telefone 0800-728-3838 e no e-mail [email protected]. Também há a opção de enviar solicitação através do formulário de contato, que fica disponível no final da página www.cemig.com.br/ouvidoria.

O atendimento está disponível de segunda a sexta, das 08h às 18h, exceto nos feriados nacionais.

Além dos canais citados, a ouvidoria da companhia de energia também está disponível presencialmente além de ser possível enviar carta:

Ouvidoria presencial da Cemig: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

O atendimento presencial está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h30, exceto feriados.

Correspondência: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG – CEP: 30.190-131

Para que serve a ouvidoria da Cemig?

A ouvidoria da Cemig é um canal de atendimento de segunda instância que tem como missão receber, registrar, instruir, analisar e dar o tratamento adequado aos consumidores que se sentiram insatisfeitos com a resolução de qualquer situação por parte do SAC.

A ouvidoria registra, instrui, analisa e conduz, da melhor maneira possível, as reclamações feitas pelos consumidores através dos canais de atendimento convencionais da Companhia Energética de Minas Gerais.

Além de buscar solucionar problemas e reclamações, o setor também pode ser acionado para o registro de sugestões, elogios ou denúncias de qualquer natureza.

Quando devo entrar em contato com a ouvidoria da Cemig?

Antes de entrar em contato com a ouvidoria da Cemig você deve seguir alguns passos; veja quais são:

  • 1º passo: para solicitar um serviço da ouvidoria Cemig, você deve acessar um dos canais de atendimento da companhia de energia;
  • 2º passo: caso sua solicitação não seja atendida ou fique insatisfeito com o serviço prestado pela companhia de energia, você pode abrir uma reclamação no primeiro nível, por meio dos atendimentos presencial e telefônico;
  • 3º passo: se a resposta à sua reclamação no primeiro nível não for satisfatória ou estiver fora do prazo, você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria, através de um dos canais citados

9. Redes sociais da Cemig

Além das formas de atendimento convencionais, outra maneira de tentar buscar suporte da Cemig é através dos perfis dos perfis da empresa nas redes sociais.

Eles não são canais de atendimento, ainda assim, é comum que algumas pessoas consigam tirar dúvidas ou fazer reclamações através dos comentários das publicações ou então via mensagem inbox.

As redes sociais da Companhia Energética de Minas Gerais que são atualizadas com frequência para que você entre em contato são:

10. Contatos da Cemig

Veja quais são os principais contatos para falar com a equipe de atendimento da Cemig e buscar resolver qualquer situação diretamente nos canais da companhia elétrica.

Se você tiver qualquer dúvida sobre qualquer um dos meios de contato da tabela abaixo, leia os tópicos acima novamente, pois todos foram explicados neles.

Fale com a Cemig Contato
Telefone Cemig para MG 116
Telefone Cemig (demais estados do Brasil) 0800-721-0116
0800 (deficientes auditivos ou de fala) 0800-723-8007
0800 Cemig (renegociar dívidas) 0800-721-7003
WhatsApp Cemig +55 (31) 3506-1160
SMS 29810
Atendimento presencial CLIQUE AQUI
Chat Dentro do site oficial
Email de atendimento Não possui
Emails corporativos Leia o tópico 8
Ouvidoria por email [email protected]
Ouvidoria por telefone 0800-728-3838

11. Reclamações sobre a Cemig

A Cemig possui milhares de reclamações públicas espalhadas pela internet. A grande maioria delas estão no Reclame Aqui, no Consumidor.gov.br e nas redes sociais.

Saiba quais são as principais queixas sobre a distribuidora de energia, como é o suporte dela em relação ao de outras empresas, etc.

Quais são as principais reclamações sobre a Cemig?

As principais e mais recorrentes reclamações sobre a Cemig são relacionadas a cobranças indevidas, problemas de falta de energia, demora para ligar, desligar ou religar a energia, problemas com corte da energia sem nenhum aviso prévio, demora no atendimento, mau atendimento e valor abusivo do kWh.

Como é o atendimento da Cemig no Reclame Aqui?

No Reclame Aqui, a equipe de atendimento da Cemig busca responder praticamente todas as solicitações dos clientes insatisfeitos, porém, só consegue resolver pouco mais de 50% dos problemas relatados, contando com índices bem próximos aos conquistados pelo SAC da Copasa de MG.

Das empresas de energia, o SAC da Enel e o SAC da CPFL Energia também não conseguem índices tão bons, ainda assim, possuem notas melhores que as da Companhia Energética de Minas Gerais.

Já a equipe de atendimento da Coelba, a equipe de atendimento da Energisa e o SAC da EDP geralmente mantêm bons índices no Reclame Aqui.

A Light também é outra das empresas que prestam um bom suporte na plataforma.

É possível que você leia e reclame sobre a Cemig acessando www.reclameaqui.com.br/empresa/cemig-mg/. Para publicar uma queixa, é só clicar no botão “Reclamar” e seguir os passos da plataforma.

Mais sobre a Cemig

Logo da Cemig 01

A Cemig, nome muito conhecido em Minas Gerais, foi fundada em 1952 pelo então governador da época Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Onde a Cemig está presente?

Além de fornecer energia para quase 100% do estado de Minas Gerais, a Cemig também atua em 22 estados e 774 municípios brasileiros e no Chile.

Mapa Cemig

Por fim, para conhecer um pouco melhor sobre os tipos de tarifas da Cemig e também alguns serviços que são cobramos, como inspeção, religação, visita técnica, entre outros, acesse esta página.

*A Cemig, inscrita sob o CNPJ 06.981.180/0001-16, tem seu escritório localizado na Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho – CEP 30190-131 – Belo Horizonte – MG.

Outros contatos que você pode precisar:

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