Telefone da Cemig, Ouvidoria, Número, 0800

Do aplicativo à ouvidoria da Cemig, tudo detalhado para você conseguir contato com a empresa!

telefone da Cemig varia conforme o estado em que você está, pois a Companhia Energética de Minas Gerais conta com um contato específico para MG e com um 0800 para os demais estados do Brasil.

A empresa ainda disponibiliza um canal de SAC exclusivo para deficientes auditivos ou de fala e um 0800 para quem precisa falar com a ouvidoria.

E, além dos telefones, você também pode buscar suporte da companhia de energia de diversas outras formas, sejam em canais eletrônicos, aplicativos ou presencialmente.

Veja quais são todas as opções de atendimento e utilize a que for mais cômoda para você no momento.

A seguir você verá:

  1. Telefone Cemig
  2. Telefone Cemig renegociação
  3. WhatsApp Cemig
  4. E-mail Cemig
  5. Chat Cemig
  6. SMS Cemig
  7. Atendimento presencial Cemig
  8. Central de atendimento app Cemig
  9. Ouvidoria Cemig
  10. Redes sociais Cemig
  11. Contatos Cemig
  12. Reclamações sobre a Cemig

Veja nos tópicos abaixo como falar com a Cemig por telefone e em todos os outros canais disponíveis!

1. Qual é o telefone da Cemig?

Há duas opções de telefone da Cemig para falar com o SAC: 116, para o estado de Minas Gerais, 0800-721-0116, para os demais estados do Brasil.

Ao ligar no SAC Cemig, fale em poucas palavras o tema que você precisa de ajuda e aguarde as instruções da gravação.

Realizando esse processo você conseguirá tanto informações rápidas e automáticas através da assistente eletrônica quanto falar com um atendente humano caso seja necessário.

1.1 Número da Cemig para deficientes auditivos ou de fala

Também há um número da Cemig exclusivo para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva ou de fala, ele é 0800-723-8007.

2. Telefone Cemig para renegociação de dívidas

Além dos contatos do SAC tradicional, a Cemig também disponibiliza um canal exclusivo para negociação de dívidas que atende no número 0800-721-7003.

Ele fica disponível de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h.

3. Qual é o WhatsApp da Cemig?

O WhatsApp da Cemig é +55 (31) 3506-1160. Ele presta suporte eletrônico em Minas Gerais e também nos outros estados do Brasil, todos os dias da semana, 24 horas.

Se quiser acionar o canal da empresa no aplicativo, adicione o número +55 (31) 3506-1160 aos contatos da agenda do seu aparelho celular e vá até o perfil dela no aplicativo, ou então, CLIQUE AQUI.

Depois, já no perfil, envie mensagens curtas sobre sua dúvida/demanda e veja se a assistente virtual consegue te ajudar.

No WhatsApp Cemig você conseguirá ajuda sobre:

  • Falta de energia
  • Religação de energia
  • Segunda via da conta
  • Informações relacionadas à leitura
  • Outros tipos de assuntos

Embora as respostas sejam apenas por parte de uma assistente virtual, é provável que alguma das informações passadas por ela te ajude.

4. Contatos de e-mail da Cemig

A Cemig também possui alguns e-mails para tratar assuntos corporativos (eles não respondem pessoas físicas ou solicitações tradicionais), veja quais são, para que eles servem e como usá-los!

E-mail de atendimento para clientes corporativos: [email protected].

Esse e-mail permite que clientes corporativos tirem dúvidas, façam críticas ou deem sugestões.

E-mail para compra ou venda de energia para o mercado livre:

Não se esqueça de se informar no seu e-mail: nome da empresa que deseja se tornar parceira da Cemig, número do cliente (se possuir), seu nome, telefone ou e-mail de contato, cidade onde a unidade da empresa está localizada e o assunto a ser tratado.

5. Como acessar o chat da Cemig

Outra opção para buscar suporte da Cemig é o chat online.

Para acessá-lo, vá até o site oficial da empresa de energia: cemig.com.br, e clique no balão de conversa que fica no canto inferior direito da página.

Após o carregamento da janela, envie em poucas palavras sua dúvida.

No chat Cemig você poderá:

  • Solicitar a segunda via da conta
  • Ver o histórico das faturas
  • Solicitar religação
  • Informar sobre falta de energia na sua região
  • Ver o histórico dos seus débitos
  • Tratar de outros assuntos e serviços

Todo o atendimento é prestado pela assistente virtual.

Não há possibilidade de falar com um humano pelo chat.

6. Número do SMS da Cemig

Outra opção para conseguir informações rápidas é enviando um SMS para o número 29810.

Ao enviar um torpedo para o 29810, você terá acesso às opções:

  • Falta de energia
  • Segunda via de conta
  • Informação leitura

Após selecionar a opção que tenha a ver com o tipo de informação que você precisa, receberá uma resposta solicitando o CPF do titular da conta de energia (ou CNPJ, caso seja empresa).

Digite sem pontuações o número do documento e aguarde a resposta da assistente virtual.

7. Atendimento presencial da Cemig

Caso você não consiga resolver sua demanda em nenhum dos canais de atendimento da Companhia Energética de Minas Gerais, você também pode buscar suporte presencial.

Para ver se sua região conta com um posto de atendimento, acesse ESSA PÁGINA, digite o nome de sua cidade (ou da cidade mais próxima de você) e clique no botão “BUSCAR”.

Assim, você terá acesso ao endereço completo e horário de funcionamento do local.

8. Central de atendimento da Cemig pelo aplicativo

A companhia de energia elétrica também possui um aplicativo chamado Cemig Atende (também há um site com esse foco) que está disponível para Android e iOS.

Ele tem o objetivo de trazer comodidade aos consumidores que eles solicitarem serviços diretamente pelo celular.

Veja como baixar o aplicativo para ambos os sistemas operacionais:

8.1 Afinal, como usar e para que serve o Cemig Atende?

Para usar o aplicativo você deve conectar sua conta (caso ainda não tenha, basta criar uma), ou então informar o CPF/CNPJ do titular e o número do cliente que consta em sua conta de energia.

Após realizar esse processo, você terá acesso aos seguintes serviços:

  • Alteração de vencimento
  • Alterar endereço de entrega
  • Código de barras
  • Conheça a Cemig
  • Conta por e-mail
  • Corte para conserto
  • Declaração de quitação
  • Dicas de economia
  • Estou sem luz
  • Fale com a Cemig
  • Histórico de atendimento
  • Histórico de contas
  • Informar conta paga
  • Informar leitura
  • Meus débitos
  • Mudança de local do medidor
  • Pagamento de contas
  • Poda de árvore
  • Ressarcir danos
  • Segunda via
  • Troca de disjuntor

*As opções de suporte e serviços podem mudar conforme as atualizações do aplicativo.

9. Quais são os contatos da Ouvidoria Cemig?

A Ouvidoria Cemig atende no telefone 0800-728-3838 e no e-mail [email protected].

Também há a opção de enviar solicitação através do formulário de contato, que fica disponível no final DESSA PÁGINA.

O atendimento está disponível de segunda a sexta, das 08h às 18h, exceto nos feriados nacionais.

Além dos canais citados, a ouvidoria da companhia de energia também está disponível presencialmente, além de ser possível enviar carta:

Ouvidoria presencial da Cemig: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

O atendimento presencial está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h30, exceto feriados.

Correspondência: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG – CEP: 30.190-131

9.1 Para que serve a Ouvidoria da Cemig?

A Ouvidoria da Cemig é um canal de atendimento de última instância cuja missão é receber e analisar manifestações dos consumidores que se sentiram insatisfeitos com a resolução de qualquer situação por parte do SAC.

9.2 Quando acionar a Ouvidoria da Cemig?

Por ser um canal de última instância, antes de entrar em contato com a ouvidoria da Cemig você deve seguir alguns passos; veja quais são:

  • 1º passo: para solicitar um serviço da ouvidoria Cemig, você deve acessar um dos canais de atendimento da companhia de energia;
  • 2º passo: caso sua solicitação não seja atendida ou fique insatisfeito com o serviço prestado pela companhia de energia, você pode abrir uma reclamação no primeiro nível, por meio dos atendimentos presencial e telefônico;
  • 3º passo: se a resposta à sua reclamação no primeiro nível não for satisfatória ou estiver fora do prazo, você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria em um dos canais listados

10. Redes sociais da Cemig

Você também pode tentar buscar suporte da Cemig através das redes sociais.

Embora os perfis da empresa não sejam canais de atendimento, é comum que algumas pessoas consigam tirar dúvidas, fazer reclamações através dos comentários das publicações ou então via mensagem inbox.

As redes sociais da Cemig são:

11. Tabela com todos os contatos da Cemig

Veja na tabela abaixo o resumo com os contatos da Cemig para falar com a central de atendimento e outras informações sobre os canais da companhia elétrica.

Fale com a Cemig Contato
Cemig telefone (SAC) 116
Número da Cemig (demais estados brasileiros) 0800-721-0116
SAC Cemig (deficientes auditivos ou de fala) 0800-723-8007
Cemig telefone 0800 (renegociar débitos) 0800-721-7003
WhatsApp Cemig +55 (31) 3506-1160
E-mail de atendimento Não possui
E-mails corporativos Leia o tópico 4
Chat Cemig No site oficial da empresa
Formulário de contato CLIQUE AQUI
SMS da companhia de energia 29810
Atendimento presencial CLIQUE AQUI
Cemig Atende atende.cemig.com.br
Ouvidoria por e-mail [email protected]
Ouvidoria via formulário de contato CLIQUE AQUI
Ouvidoria Cemig 0800-728-3838

Se ficou com qualquer dúvida sobre algum dos meios de contato da tabela acima, leia novamente os tópicos do artigo.

12. Reclamações sobre a Cemig

A Cemig acumula milhares de reclamações públicas espalhadas pela internet.

A grande maioria delas estão no Reclame Aqui, no Consumidor.gov.br e nas redes sociais.

Saiba quais são as principais queixas sobre a distribuidora de energia, como é o suporte dela em relação ao de outras empresas e também outras informações relevantes.

12.1 Quais são as principais reclamações sobre a Cemig?

As principais e mais recorrentes reclamações sobre a Cemig são relacionadas a cobranças indevidas, problemas de falta de energia, demora para ligar, desligar ou religar a energia, problemas com corte da energia sem nenhum aviso, demora no atendimento, mau atendimento e valor abusivo do kWh.

12.2 Como é o atendimento da Cemig no Reclame Aqui?

No Reclame Aqui, a central de atendimento da Cemig responde grande parte das solicitações dos clientes insatisfeitos, porém, só consegue resolver pouco mais de 58% dos problemas relatados, contando com índices apenas medianos, inferiores aos conquistados pelo SAC da Copasa de MG.

Já o SAC da CPFL Energia, a equipe de atendimento da Coelba, a equipe de atendimento da Energisa e o SAC da EDP geralmente mantêm bons índices no Reclame Aqui.

Como reclamar sobre a Cemig

É possível que você leia e reclame sobre a Cemig, acessando ESSA PÁGINA.

Para publicar uma queixa, é só clicar no botão “Reclamar” e seguir os passos da plataforma.

Já se quiser mandar sua reclamação pelo Consumidor.gov.br:

  1. CLIQUE AQUI para ser redirecionado até o perfil da companhia de energia
  2. Clique no botão “Registrar reclamação”
  3. Siga os passos da plataforma até conseguir publicar sua manifestação
  4. Aguarde a análise e resposta de um atendente da central Cemig

Saiba mais sobre a Cemig

A Cemig, nome muito conhecido em Minas Gerais, foi fundada em 1952 pelo então governador da época Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Onde a Cemig está presente?

Além de fornecer energia para quase 100% do estado de Minas Gerais, a Cemig também atua em 22 estados e 774 municípios brasileiros e no Chile.

Mapa Cemig

Por fim, para conhecer um pouco melhor sobre os tipos de tarifas da Cemig e também alguns serviços que são cobrados, como inspeção, religação, visita técnica, entre outros, acesse ESSA PÁGINA.

*A Cemig, inscrita sob o CNPJ 06.981.180/0001-16, tem seu escritório localizado na Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho – CEP 30190-131 – Belo Horizonte – MG.

Outros contatos relevantes:

Tales Almeida
Mineiro, empreendedor, especialista em redação para web e autodidata, que usa seu tempo livre para conhecer novas técnicas de comunicação para o universo online. Tales trabalha desde os seus 11 anos, sempre procurando evoluir, e acabou encontrando na internet um caminho para tal. No site Abri, ele faz pesquisas constantes sobre a atuação nas empresas quando diz respeito a seus atendimentos e à prestação de seus serviços.

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