Telefone Cemig: SAC, 0800, OUVIDORIA, EMAIL

Do aplicativo à ouvidoria da Cemig, tudo detalhado para você conseguir contato com a empresa!

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, tendo sua sede na cidade de Belo Horizonte. Caso esteja enfrentando um problema ou precise de alguma ajuda da empresa, veja detalhes abaixo sobre o telefone da Cemig e outros canais de atendimento.

A seguir você verá:

  1. Número de telefone da Cemig
  2. Ouvidoria Cemig
  3. Redes sociais Cemig
  4. Contatos Cemig
  5. Reclamações Cemig

A empresa possui diversos canais de atendimento e todos foram detalhados abaixo para te auxiliar.

1. APP e número de telefone da Cemig

A Cemig possui um canal de atendimento por telefone, aplicativo e também por e-mail (para assuntos corporativos). Veja como usar cada um desses canais para tirar dúvidas, fazer críticas, reclamações, dar sugestões e também para resolver qualquer problema diretamente com funcionários da empresa.

Qual o SAC da Cemig?

O SAC da Cemig para Minas Gerais é o 116, para os demais estados é 0800-7210-0116 e para deficientes auditivos é o 0800-723-8007.

Central de atendimento Cemig para negociação de dívida:

Além dos contatos do SAC tradicional, a Cemig também disponibiliza um canal exclusivo para negociação de dívidas pelo número 0800-721-7003, que está disponível de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Central de atendimento da Cemig pelo aplicativo:

Além dos telefones, a companhia de energia elétrica também possui um aplicativo chamado Cemig Atende que está disponível para Android e iOS.

Ele tem o objetivo de trazer comodidade aos consumidores para que eles solicitem serviços diretamente do celular. Veja como baixar o aplicativo para ambos os sistemas operacionais:

  • Cemig Atende para Android: clique aqui para baixar o aplicativo
  • Cemig Atende para iOS: clique aqui para baixar o aplicativo

Afinal, como usar e para que serve o Cemig Atende?

Para usar o Cemig Atende pela primeira vez você deve informar o CPF/CNPJ do titular e o número do cliente que consta em sua conta de energia. Após realizar esse processo, você terá acesso aos seguintes serviços:

  • Alteração de vencimento
  • Alterar endereço de entrega
  • Código de barras
  • Conheça a Cemig
  • Conta por e-mail
  • Corte para conserto
  • Declaração de quitação
  • Dicas de economia
  • Estou sem luz
  • Fale com a Cemig
  • Histórico de atendimento
  • Histórico de contas
  • Informar conta paga
  • Informar leitura
  • Meus débitos
  • Mudança de local do medidor
  • Pagamento de contas
  • Poda de árvore
  • Ressarcir danos
  • Segunda via Cemig
  • Troca de disjuntor

E-mail para assuntos corporativos:

A Cemig também possui alguns e-mails para tratar assuntos corporativos, veja quais são, para que eles servem e como usá-los!

E-mail de atendimento para clientes corporativos: [email protected]

Esse e-mail permite que clientes corporativos tirem dúvidas, façam críticas ou deem sugestões.

Email para compra ou venda de energia para o mercado livre:

Não se esqueça de se informar no seu e-mail o: nome da empresa, número do cliente (se possuir), seu nome, telefone ou e-mail de contato, cidade onde a unidade da empresa está localizada e o assunto a ser tratado.

Qual o WhatsApp da Cemig?

O WhatsApp da Cemig está disponível no número (31) 3506-1160, e para ter acesso a ele basta adicioná-lo aos seus contatos e enviar uma mensagem (oi, olá, etc).

Você terá acesso a informações sobre os temas abaixo, bastando digitar a opção desejada:

  1. Informar leitura
  2. Meus débitos
  3. Ligação nova
  4. Estou sem luz
  5. Religação
  6. Conta de luz por e-mail
  7. Atualizar meus contatos
  8. Parcelar meus débitos
  9. Troca de Titularidade

2. Ouvidoria Cemig

A Cemig possui uma ouvidoria com diversos canais de atendimento ao consumidor, veja quais são:

Telefone para todo o Brasil: 0800-728-3838

Atendimento de segunda a sexta das 08h00 às 18h00, exceto nos feriados nacionais.

E-mail: [email protected]

Ouvidoria presencial da Cemig: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

Atendimento de segunda a sexta-feira das 09h0 às 16h30, exceto feriados.

Correspondência: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG – CEP: 30.190-131

Fax: (31) 3506-5150

Para que serve a ouvidoria da Cemig?

A ouvidoria da Cemig é um canal de atendimento direto que tem como missão receber, registrar, instruir, analisar e dar o tratamento adequado a consumidores que se sintam insatisfeitos com a resolução de qualquer situação por parte do SAC da distribuidora de energia.

A ouvidoria registra, instrui, analisa e conduz, da melhor maneira possível, as reclamações feitas pelos consumidores através dos canais de atendimento convencionais da Cemig. Além de busca solucionar problemas e reclamações, o setor também pode ser acionado para o registro de sugestões, elogios ou denúncias de qualquer natureza.

Quando devo entrar em contato com a ouvidoria da Cemig?

Antes de entrar em contato com a ouvidoria da Cemig você deve seguir alguns passos; veja quais são:

  • 1º passo: para solicitar um serviço da ouvidoria Cemig, você deve acessar um dos canais de atendimento da companhia de energia;
  • 2º passo: caso sua solicitação não seja atendida ou fique insatisfeito com o serviço prestado pela Cemig, você pode abrir uma reclamação no primeiro nível, por meio dos atendimentos presencial e telefônico;
  • 3º passo: se a resposta à sua reclamação no primeiro nível não for satisfatória ou estiver fora do prazo, você pode registrar uma reclamação na Ouvidoria da Cemig, através dos Canais da Ouvidoria.

3. Redes Sociais da Cemig

Além dos contatos convencionais, outra maneira de entrar em contato com a Cemig é através das redes sociais da empresa, que, apesar de não serem um canal de atendimento, permitem que os consumidores tirem dúvidas e façam reclamações.

Saiba quais são as redes sociais da Cemig que são atualizadas com frequência para que você entre em contato!

4. Contatos Cemig

Veja quais são os principais contatos para falar com a equipe de atendimento da Cemig e buscar resolver qualquer situação diretamente com funcionários da companhia elétrica.

Se você tiver qualquer dúvida sobre qualquer um dos meios de contato da tabela abaixo, leia os tópicos de cima novamente, pois todos foram explicados neles.

Fale com a Cemig Contato
Telefone Cemig Para Minas Gerais: 116
Para os demais estados: 0800-7210-0116
Para deficientes auditivos: 0800-723-8007
0800 Cemig para renegociar dívidas 0800-721-7003
WhatsApp Cemig (31) 3506-1160
Ouvidoria Telefone para todo o Brasil: 0800-728-3838
Email: [email protected]
Ouvidoria presencial da Cemig: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.
Correspondência: Avenida Barbacena, 1.200, Térreo, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte-MG – CEP: 30.190-131
Fax: (31) 3506-5150
Email (para clientes corporativos) Para dúvidas, críticas, sugestões, etc: [email protected]
Energia Convencional: [email protected] (compra ou venda de energia)
Energia Incentivada: [email protected] (compra ou venda de energia)

5. Reclamações Cemig

A Cemig possui algumas centenas de reclamações espalhadas pela internet, sendo que a maioria delas estão no Reclame Aqui, famoso por permitir que consumidores relatem suas insatisfações com empresas e serviços, servindo de intermediário para resolução de problemas.

No Reclame Aqui, o atendimento da Cemig busca responder todas as solicitações com em média 2 dias, e consegue resolver pouco mais de 73% das reclamações dos consumidores, um número bem parecido com o conquistado pelo SAC da Enel de São Paulo e um pouco acima da maioria das empresas de energia do Brasil.

Leia as principais reclamações sobre a Cemig clicando aqui e veja quais são os principais problemas enfrentados pelos clientes.

Mais sobre a Cemig

Logo da Cemig

A Cemig, nome muito conhecido em Minas Gerais, foi fundada em 1952 pelo então governador da época Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Onde a Cemig está presente?

Além de fornecer energia para quase 100% do estado de Minas Gerais, a Cemig também atua em 22 estados e 774 municípios brasileiros e no Chile.

Mapa Cemig

Por fim, para conhecer um pouco melhor sobre os tipos de tarifas da Cemig e também alguns serviços que são cobramos, como inspeção, religação, visita técnica, entre outros, acesse esta página.

Endereço da Cemig no Brasil

*A Cemig, inscrita sob o CNPJ 06.981.180/0001-16, tem seu escritório localizado na Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho – CEP 30190-131 – Belo Horizonte – MG.

Agora que você já sabe como entrar em contato com a Cemig, conheça também qual é o telefone da EDP, empresa brasileira de distribuição de energia elétrica que opera no estado do Espírito Santo.