Telefone IBGE e outros contatos além do 0800

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é responsável por fornecer diversas informações sobre o Brasil, e neste artigo listamos quais são e como contatar a central de atendimento do Instituto.

  • O IBGE oferece um número 0800 para a população falar com o SAC;
  • O Instituto também disponibiliza um número exclusivo para a imprensa;
  • Além disso, também é possível falar com a central pelo e-mail e em outros canais.

Aqui você verá quais são todos os números de telefone do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para falar com os especialistas do SAC, e também quais são e como acessar os outros canais de suporte do instituto: formulário de contato e e-mail, contatos divididos por estado, plataformas externas, etc.

O índice aqui abaixo lista todos os tópicos que você verá ao longo do artigo:

Telefone do IBGE para atendimento da população

O número do telefone do IBGE é 0800-721-8181.

Ele atende em todo o Brasil, de segunda a sexta, das 08h às 18h.

Número do IBGE para atendimento da imprensa

É jornalista e precisa de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Ligue no número (21) 2142-4651.

Ele é exclusivo para o atendimento à imprensa.

Existe algum número de WhatsApp do IBGE?

Não existe nenhum número de WhatsApp do IBGE voltado ao suporte da população ou da imprensa.

Se receber mensagens de pessoas aleatórias se passando por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, não compartilhe nenhum dado pessoal solicitado e bloqueie o(s) número(s).

Fale Conosco do IBGE via formulário de contato

Você também pode falar com os especialistas da central de atendimento do IBGE enviando e-mail pelo formulário de contato que fica disponível no site.

Ele pode ser acessado através DESTE LINK.

No site do instituto, role a página para baixo até ter acesso ao formulário.

Depois, preencha os campos com os dados requisitados, realize o envio e aguarde a resposta de um especialista.

E-mail de atendimento à imprensa

Se você é jornalista, escreva e envie sua dúvida ou solicitação ao contato [email protected].

É possível buscar suporte via chat online?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também não presta atendimento via chat online.

Atendimento do instituto dividido por estado

Em busca da central do IBGE exclusiva do seu estado? Acesse AQUI.

Na página, selecione a região e assim terá acesso a todas as opções de contato do instituto.

Qual é o contato da ouvidoria do IBGE?

A ouvidoria do IBGE fica disponível no Fala.BR.

Se quiser ver as instruções de como enviar manifestações relacionadas ao instituto, CLIQUE AQUI.

O canal é destinado ao recebimento de denúncias, reclamações, sugestões, elogios, solicitações de informação e pedidos de facilitações relativas a procedimentos e ações de agentes públicos.

Essas são as principais redes sociais do IBGE

As principais redes sociais do IBGE são boas fontes de informação caso você queira ficar por dentro de diversos assuntos do Brasil.

Além disso, os canais sociais do instituto são opções para você tirar dúvidas ou buscar ajuda, já que os funcionários responsáveis por administrar os perfis costumam responder mensagens privadas ou comentários publicados nas postagens da linha do tempo.

Os links dos canais sociais oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são:

Tabela com todos os contatos do IBGE

A tabela abaixo resume quais são os contatos do IBGE, canais que o instituto não disponibiliza aos cidadãos e outras informações relacionadas ao suporte.

Fale com o IBGE Contato
Telefone IBGE (SAC geral) 0800-721-8181
Telefone IBGE para atendimento da imprensa (21) 2142-4651
WhatsApp IBGE Não possui
Formulário de contato IBGE CLIQUE AQUI
E-mail IBGE para a imprensa [email protected]
Chat Não possui
Atendimento por estado CLIQUE AQUI
Ouvidoria IBGE No Fala.BR (CLIQUE AQUI para conferir as instruções de como acessar o canal)

Reclamações da população sobre o IBGE

O IBGE acumula centenas de queixas públicas na internet. A maioria delas estão no Reclame Aqui e nas redes sociais.

Saiba quais são os principais problemas relatados e como os operadores da central do instituto lidam com as insatisfações dos cidadãos.

As principais reclamações sobre o IBGE são relacionadas a problemas com repasse do INSS, problemas com o registro no censo, problemas de mau atendimento e outros.

Como é o atendimento do IBGE no Reclame Aqui?

Os especialistas da central de atendimento do IBGE respondem grande parte das demandas das pessoas insatisfeitas, mas, vem conseguindo solucionar pouco mais de 50% dos problemas relatados.

Além disso, a nota média do instituto tem se mantido pouco acima dos 6 de 10, que é um resultado apenas regular.

Se quiser/precisar publicar no Reclame Aqui uma queixa sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:

  1. Clique NESTE LINK para ser redirecionado até o perfil do instituto
  2. Clique no botão “Reclamar” e informe os dados solicitados
  3. Clique em “Enviar reclamação” para publicar a queixa
  4. Após o envio, aguarde a análise e resposta de um especialista da central IBGE

Leia mais sobre ao IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia do Brasil, responsável por coletar, analisar e disseminar informações estatísticas e geográficas sobre o país.

O instituto foi criado em 1934 e é considerado uma das principais instituições de produção de informações estatísticas do mundo.

As informações produzidas pelo IBGE são utilizadas pelo governo, empresas, instituições de ensino e pesquisa, organizações internacionais e pela sociedade em geral para tomadas de decisão, planejamento e pesquisa em diversas áreas.

Algumas das principais atividades do IBGE incluem:

  • Realização de pesquisas censitárias;
  • Realização de outras pesquisas;
  • Produção de informações geográficas;
  • Produção de indicadores econômicos;
  • Divulgação de informações públicas.

Outros contatos relevantes:

Fabíula Almeida
Mineira, graduou-se em Marketing no ano de 2018. Também especializou-se em Neurociências Aplicadas ao Consumo pela ESPM-SP. Já trabalhou em um grande e-commerce como analista de dados voltado para o atendimento ao cliente. Amante da boa escrita desde sempre, Fabíula voltou-se para a redação há alguns anos, decidindo fazer desse hobbie uma profissão. No site Abri, ela consegue aliar a escrita à possibilidade de ajudar as pessoas a encontrarem soluções junto ao atendimento das empresas.

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