Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Titulo: Estudo do perfil epidemiológico dos pacientes com Imunodeficiência primária (IDP) em uso regular de tratamento com ou sem infusão regular de Imunoglobulina intravenosa (IGIV) no Brasil.

      Os pacientes com imunodeficiência primária (PID) requerem tratamento rigoroso para melhor controle do seu sistema imunológico e evitar doenças, pois eles são mais susceptíveis de adquirir-las. Para que o tratamento ocorra de forma satisfatória, eles precisam fazer alguns ajustes no seu estilo de vida, de suas famílias, tais como, a necessidade de ir para o hospital para receber tratamento, muitas vezes com imunoglobulina intravenosa, mudanças na casa, múltiplas consultas médicas, tratamento das infecções ou hospitalizações, entre outros.
      O Objetivo deste estudo é estudar a epidemiologia dos pacientes do PID recebendo tratamento regular nas diferentes partes do Brasil e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).Os pacientes podem receber qualquer tipo de tratamento, com ou sem drogas.Essa população está espalhada por todo o país e vamos estudar os diferentes grupos de pacientes no Brasil para identificar as necessidades e as dificuldades dos diferentes grupos populacionais.Nós também vamos avaliar os benefícios de um tratamento regular.
      Nesta pesquisa, queremos avaliar os pacientes com Imunodeficiência primária em tratamento regular com ou sem infusão de Imunoglobulina.
      Caso você concorde em participar, faremos um questionário que poderá ser anônimo. Não existe o risco de danos de dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual para com o ser humano.
      Os participantes terão beneficio direto com o estudo, pois estarão cadastrados na Associação Brasileira de Imunodeficiência automaticamente.
      Em qualquer etapa do estudo você terá acesso aos profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. A principal investigadora e médica responsável por esta pesquisa é a Dra. Tatiana Cristina Lawrence, que pode ser encontrada à Rua do Otonis, 725, Telefone: 5576-4426. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - Rua Botucatu, 572 - 1o andar - Cj 14 - CEP 0295/05, Telefone: 5576-4564, 5571-1062, FAX: 5539-7162.
      É garantida a liberdade da retirada de consentimento a qualquer momento de deixar de participar do estudo, sem qualquer prejuízo à continuidade de seu tratamento na Instituição. As informações obtidas serão analisadas em conjunto com as de outros pacientes, não sendo divulgada a identificação de nenhum paciente. Os resultados parciais estarão sempre disponíveis. Os dados e o material coletado serão somente utilizados nesta pesquisa.
      Não há despesas pessoais para o participante em qualquer fase do estudo. Também não há compensação financeira relacionada à sua participação. Se existir qualquer despesa adicional, ela será absorvida pelo orçamento da pesquisa. Em caso de dano pessoal, diretamente causado pelos procedimentos o participante tem direito a tratamento médico na Instituição, bem como às indenizações legalmente estabelecidas.
      Todos os dados coletados neste estudo serão usados somente para esta pesquisa  ou em estudo de continuidade ao mesmo.